Festas Juninas nas casas salesianas do nordeste:

Mês de junho no nordeste e em todo Brasil é pleno de festividades. Os Santos juninos, em especial São João, fazem parte da tradição cultural e todas nossas obras salesianas realizam alguma comemoração, ou mesmo várias. Nas paróquias, é sempre uma oportunidade de aproximar os paroquianos, favorecer o espírito de família e arrecadar fundos para alguma necessidade da comunidade. Nas escolas, as festividades estão incluídas no Calendário pedagógico-pastoral, desde atividades lúdicas em salas de aula às festas com toda comunidade educativa, incluindo os familiares.

Vejamos aqui um pouco sobre as comemorações juninas em algumas das nossas escolas:

Salvador  (Nazaré)

Confraternização Junina
Na tarde de ontem (22/06), aconteceu a confraternização junina dos funcionários do Colégio Salesiano do Salvador. Com direito a quadrilha, trio nordestino, casamento na roça e muitas comidas típicas, todos se divertiram na festança! Viva São João, viva São Pedro!

Fundamental 2 e Ensino Médio

Na última sexta (17/06), aconteceu a festa junina das turmas do Ensino Fundamental 2 e Médio do Colégio Salesiano do Salvador. Os estudantes entraram no clima e capricharam nos trajes "caipiras". Contamos com a parceria da Barraca do Terceirão que disponibilizou guloseimas deliciosas, colorindo ainda mais o ambiente.Todos divertiram-se ao som do cantor Dan Valente, que animou a manhã.

Texto: Giovanna Laé



Salvador - Paralela

Despedida do semestre
Com muito forró e arrasta pé, aconteceu nesta sexta-feira, 17/06, a despedida do semestre. As turmas da Eduacação Infantil, matutino e vespertino, se caracterizaram com vestimentas típicas da época, relembrando nomes que fazem parte da história nordestina.

Carpina 

No dia 17 de junho a partir das 17 horas a comunidade educativa, incluindo amigos e familiares participou do Arraiá da Escola Salesiana P. Rinaldi. As quadrilhas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio deixaram o espetáculo ainda mais bonito. Além disso, tTeve muito forró com Edilson Silva e sua banda, além de um show a parte com Adriano e sua boneca. Ao final, foi feita  uma quadrilha improvisada. Os jovens participantes da Radio Recreio fizeram a cobertura do evento. Ver aqui o Video


Natal – São José

Tradicional Arraiá do Salé reúne família salesiana

A alegria e o forró tomara conta do Salesiano São José nas comemorações juninas do Arraiá do Salé. Nos dias 15 e 18 de junho pais, alunos e educadores foram convidados a celebrar o mês de São João.
Confira a notícia completa em: http://www.salesianonatal.com.br/noticia/tradicional-arraia-do-sale-reune-familia-salesiana


Parnamirim - Dom Bosco

A alegria e o forró tomara conta do Sale
siano Dom Bosco nas comemorações juninas do Arraiá do Cumpade Bosco. Nos dias 10 e 11 de junho pais, alunos e educadores foram convidados a celebrar o mês de São João.
O Ensino Fundamental II, a partir do 7º ano, e o Ensino Médio iniciaram os festejos juninos na manhã da sexta-feira (10) com o concurso de quadrilhas juninas. Dispostos e com muita empolgação, o que se viu foi uma chuva de alegria entre os educandos. A banda Forró Estribado comandou o repertório musical da primeira parte da festa
A noite do mesmo dia foi reservada para os pequenos do Fundamental I, do 1º ao 3º aninho, e o sábado (11), para os alunos do 4º ao 6 ano. Em todos os momentos o que se viu no palco do Arraiá foram os passos ensaiados e as coloridas roupas juninas dando destaque às coreografias das crianças, que se apresentaram com muita desenvoltura e animação.
O Arraiá ainda apresentou seus reis e rainhas do milhos representados por casais de todas as turmas e realizou sorteios dos balaios juninos. Brincadeiras e comidas típicas compuseram o cenário desta festa que já é tradição no calendário escolar do Salesiano Dom Bosco.
Por: Cileide Siqueira

Jaboatão - Colônia

No dia 23/06 aconteceu à festa de São João da Escola Salesiana da Colônia. Esse ano a escola resolveu homenagear e destacar uma das regiões mais culturalmente rica do Brasil: o sertão, com intuido de favorecer maior conhecimento das manifestações culturais da região, indo além do aspecto  da seca. 
A festa teve como tema "Da cidade prateada ao luar do sertão, é a Escola da Colônia festejando há 10 anos o São João". Além da diversão, o evento teve o intuito de enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes das festas juninas do Recife (metrópole) e principalmente do Sertão além de também valorizar aspectos da cultura nordestina em relação à festa de São João e relembrar que este ano a escola completa 10 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0