SALVADOR// Notícias da semana do Colégio Salesiao do Salvador - Nazaré

Doze alunos do Salesiano na final da olimpíada de história

Doze estudantes e quatro equipes do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) na grande final da Olímpiada de História da UNICAMP. A 5ª edição da competição contou com a participação de aproximadamente 10400 equipes, formadas por três estudantes e um professor de história. A professora de história, Daniela Torres, viajou acompanhando os jovens na última etapa. Agora aguardamos o resultado.

De acordo com o site oficial da prova, “a Olimpíada Nacional em História do Brasil foi criada em 2009 e está na sua 5ª edição, é elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem como objetivo lançar para o jovem o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, além de propor tarefas onde o aluno torna-se ‘historiador’”.

Esta competição com representantes de todos os estados acontece em seis fases. Cinco destas são on-line e a última presencial. A ONHB convocou 301 equipes para participar da grande final. Esta etapa presencial ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas. O Estado da Bahia será representado por 21 equipes, sendo 04 do Colégio Salesiano de Salvador.


Chapeuzinho vermelho e o século XVI
Se você pensou que Chapeuzinho Vermelho serve apenas para criancinhas, se enganou. A aula de história do século XVI ficou muito mais divertida com a professora vestida de menininha perdida na floresta. Longe de encontrar o lobo mal, os alunos mergulharam nas paisagens e casas colônias do século XVI que contextualizam a historinha infantil. Dessa forma lúdica, estudar ficou muito mais interessante. A aula medieval ocorreu com turmas do ensino médio, aproveitando o embalo do dia das crianças.




Festa de bonecas, teatro e diversão na Semana da crianças do Salesiano
O Salesiano do Salvador (Nazaré) comemorou durante os dias 07 a 11 de outubro, das 8h às 11h, o “Dia das crianças”, celebrada em todo país no dia de 12 de outubro. Os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 da instituição participam de uma programação especial cujo intuito foi manter a infância simples e feliz. Com o tema “Para ser feliz é só na vida acreditar”, os meninos e meninas receberam uma camisa e participaram de atividades conforme programação especial. Festa de bonecas ou do brinquedo favorito, guloseimas, teatro e muita diversão marcam o momento.



Dia dos professores Epssal
Os professores e voluntários das Escolas Profissionais Salesianas de Salvador (EPSSAL) participaram da confraternização do dia dos professores. Os profissionais se reuniram no final da tarde da terça-feira, 09 de outubro, para homenagens e uma momento de avaliação das atividades. Com simplicidade e unidade, a equipe celebrou a data na mais antiga expressão da obra Salesiana da capital baiana.


Por: Gigliola Sena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0