RECIFE// Aluna Salesiano Recife recebe prêmio em evento solene

Na última quarta-feira (2), em evento solene no Teatro Santa Isabel, a aluna do Colégio Salesiano Recife, Maria Lua Ribeiro, recebeu certificado e prêmio pelo mérito de ter sido um dos 9 estudantes premiados pela modalidade Redação de Ensino Médio, na 6ª edição do concurso Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Na ocasião da entrega do prêmio, que é promovido pela Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, contou com a presença do Governador do Estado do Estado, Eduardo Campos, representantes da Secretaria e autoridades de classe compondo a mesa de abertura.

O Governador Eduardo Campos, durante cerimônia, falou sobre o papel da mulher para a construção da sociedade e a importância da sua valorização para o desenvolvimento do estado. "Estamos construindo no ambiente escolar o interesse pelo debate de gênero, com artigos que provocam, geram interesse e servem de base para muitos outros trabalhos, servindo para construir o valor do respeito ao direito das mulheres pernambucanas". 

Dando continuidade a fala do Governador, a secretária da Mulher, Cristina Buarque, explicou que o prêmio nasceu em homenagem a história da sanitarista Naíde Teodósio, que durante a vida esteve à frente da defesa da qualidade de vida das mulheres. “Desde 2007, com a primeira edição do prêmio, já contabilizamos a participação de 2.862 pessoas e seis livros publicados. Queremos também chegar no mestrado e doutorado para que o conjunto dessas pessoas possa se especializar", afirmou Cristina.

Maria Lua concorreu ao Prêmio com a redação “Entre Impressos e Impressões: A Participação Feminina na Mídia e Mudanças Sociais”, orientada pela professora de artes/sociologia da 1ª série do Ensino Médio, Grasiela Morais, e pelo professor de história da 3ª série, Diogo Barreto. Representando o Salesiano Recife, compareceram ao evento: a mãe da jovem e secretária do Colégio, Rita de Cássia Ribeiro, o padre salesiano amigo da família, Humberto, os professores orientadores, a coordenadora do Ensino Médio, Tana Luiz Maria, o coordenador de Comunicação, Elton di Assis, e amigos de sala de aula de Maria Lua. 

Na modalidade, apenas duas escolas particulares foram premiadas, Salesiano Recife e Mazzarello, ambas da Rede Salesiana de Escolas.

Naíde Teodósio (1915-2005) - Médica que dedicou a vida à luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, a Naíde orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais, com especial enfoque no combate à desnutrição. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.


Da Coordenação de Comunicação com informações da Secretaria da Mulher e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Facepe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0