ARACAJU,SE | Conscientização na Semana do Trânsito

Imagem: Divulgação
Caminhada pela paz no trânsito na culminância do projeto

Muitos motoristas e pedestres não obedecem às leis, podendo provocar vários acidentes de trânsito. Os dados estatísticos mostram índices preocupantes. A educação no trânsito é fundamental para manter a paz e a segurança entre motoristas, pedestres e usuários dos meios de transporte.

A educação para o trânsito dentro da escola visa estimular nos alunos hábitos e comportamentos seguros, transformando conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações do cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo, interferindo em seu contexto. Essa Educação se dá em um processo contínuo de construção de conceitos e valores (cooperação, tolerância, responsabilidade e solidariedade), para o exercício da cidadania.

O projeto alcançou seu objetivo principal com as seguintes estratégias: Aula Expositiva; Atividades de Pesquisa; Apresentação de vídeos (Educação no trânsito); Leitura, interpretação e produção de textos; Conversas de roda / Bate papo / Discussão / Debate; Confecção de cartazes; Confecção de maquetes; Músicas; Jogos e Brincadeiras; Simulação do trânsito. Nessas estratégias, os alunos aprenderam sobre: Os elementos de segurança no trânsito (semáforo, placas de sinalização, faixa de pedestre e demais componentes das vias públicas); Os itens de segurança de um veículo; Atitudes positivas e negativas no trânsito; Os meios de transportes; As regras e leis de trânsito; Os profissionais e o órgão responsável pelo trânsito; A importância do desenvolvimento de atitudes de tolerância, cooperação, responsabilidade e solidariedade.

A culminância do projeto aconteceu no dia 29 de setembro, pela manhã, com uma caminhada em prol da paz no trânsito, onde alunos, colaboradores e pais se vestiram de branco a fim de alertar para esta causa.

Por Andreza Nonato, Comunicação Salesiano Aracaju – SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0