XIV ENARSE reflete sobre identidade e missão da escola católica salesiana
Participantes do Polo Recife, formado por todas escolas salesianas (SDB e FMA) da região nordeste |
Entre os dias 06 e 08 de abril foi realizado me Brasília/ DF o XIV Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas (XIV ENARSE). Com o tema “Identidade e missão da Escola Católica Salesiana: sujeitos, cenários contemporâneos e perspectivas futuras”, estarão reunidos os diretores das mais de 100 unidades da RSE em todo o país, a equipe e os diretores nacionais da RSE e os gestores e animadores dos seis polos.
Entre os objetivos do evento estão: alinhar concepções sobre a identidade, a missão e a gestão/animação da escola católica salesiana; identificar os grandes desafios da escola salesiana no cenário contemporâneo; refletir sobre a missão do educador salesiano; propor estratégias em rede para o desenvolvimento da qualidade das escolas; contribuir com a reelaboração do documento Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS); e conhecer os processos de preparação para o IV ESA (Encontro da Escola Salesiana na América).
A proposta é que o XIV ENARSE seja um espaço para propor debates e entrever caminhos que orientem para a gestão e a animação das escolas salesianas. Para isso, o encontro foi organizado a partir dos três pilares: identidade e missão da escola católica salesiana, os sujeitos da educação e sua formação e os desafios para a consolidação de uma escola sustentável e inovadora.
Participação dos jovens
Os jovens são o centro da missão salesiana, sempre. Mas no segundo dia do XIV Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas (XIV ENARSE), 7 de abril, a participação juvenil foi a de verdadeiros protagonistas, assumindo um papel essencial na condução dos debates.
O segundo dia do ENARSE teve início com a celebração eucarística, presidida pelo padre Gildásio Mendes, inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso. Em seguida, os participantes se dirigiram ao auditório para que Edevaldo Gaudêncio, coordenador de Tecnologia e Inovação da Editora Edebê Brasil e coordenador de Tecnologia da Rede Salesiana de Escolas, apresentasse o tema “Tecnologia e Inovação”.
Edevaldo apresentou as soluções desenvolvidas pela Edebê a partir dos compromissos assumidos em abril de 2015, no XIII ENARSE, e se aprofundou na socialização dos recursos relacionados ao acompanhamento pedagógico dos alunos, especialmente os relatórios de acompanhamento, que podem ser gerados por aluno, turma, segmento/ano, possibilitando diferentes configurações e definições de parâmetros com vistas a subsidiar o trabalho das equipes gestora e docente.
Na sequência, a Profa. Jussara Seidel conduziu um momento com a participação dos jovens, para conhecer suas expectativas em relação às escolas salesianas. Foram convidados seis jovens de unidades da RSE no Distrito Federal: Colégio Dom Bosco de Brasília (Moisés Sávio e Vitória Debastiani), Centro Educacional Maria Auxiliadora (Betânia Silva Cunha e Luiz Felipe Bispo) e Colégio Domingos Sávio (Emanuel e Natasha). Moisés e Vitória apresentaram também um poema sobre a escola salesiana, que criaram durante o evento
Palestra magna
A palestra magna do XIV ENARSE, com o tema “A missão e a formação do(a) diretor(a): elementos fundamentais para superação dos desafios contemporâneos da educação católica”, foi proferida na noite de 6 de abril pelo renomado pesquisador Gregory B. Whitby, diretor da Escola Diocesana de Parramatta/Austrália e presidente da CeNET (Rede de Educação Católica Australiana) e contou com transmissão ao vivo.
Em 2007, Whitby foi eleito o educador mais inovador e criativo na Austrália pela revista Bulletin. Outra premiação importante em seu currículo é a Distinguished Educator, da empresa Apple, por sua contribuição para a implantação de tecnologias de aprendizagem na educação. Após a explanação inicial, os participantes se reunirão em grupos para debate e elaboração de questões que serão respondidas pelo palestrante.
Fonte: RSE Informa
Comentários
Postar um comentário