Mundo Salesiano: Reitor-Mor visita Madagascar
Foto publicada pelo P. Angel Fernández em sua página pessoal no Facebook |
Uma presença salesiana, agora mais do que consolidada, com as primeiras obras iniciadas em 1981, uma centena de Salesianos e 11 casas canonicamente erigidas: é a realidade que o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, conheceu em sua Visita de Animação à Visitadoria “Maria Imaculada”, de Madagascar, entre os dias 30 de março a 4 de abril.
Já entre os dias 5 a 7 de abril, o P. Fernández Artime presidiu a Conferência dos Superiores das Inspetorias e Visitadorias da Região África-Madagascar (CIVAM).
Em sua saudação de 'bom dia', publicada na sexta-feira, dia 08, na sua página oficial no Facebook, o P. Angel Fernandez, que dizia estar na conexão em Paris, retornando para Roma, e que estava voltando com a 'bagagem cheia' de suas vivências em Madagascar. Explicou que numa das últimas etapas de sua visita foi a ida a um orfanato dirigido pelas Filhas de Maria Auxiliadora, um lugar chei de carinho e calor humano, e afirmou: " E vendo a alegria destas meninas, seu afeto e seus abraços ao nos despedirmos, confirmava novamente uma grande convicção que tenho: o carisma salesiano salesiano nasceu para os mais humildes e simples. É onde melhor nos encontramos e onde mais flui a comunhão".
DURANTE A VISITA:
Àqueles que compartilham com os Salesianos os desafios, os sonhos, as dificuldades e a espiritualidade; e também àqueles que representam o sentido, a razão de existir, o presente e o futuro da Congregação Salesiana. A todos eles, isto é, à Família Salesiana e aos jovens, o padre Ángel Fernández Artime, reitor-mor, dedicou a sexta-feira, 1º de abril, no contexto da sua visita de animação em Madagascar.
O reitor-mor, com o padre Eusebio Muñoz, delegado do reitor-mor para a Família Salesiana, e o padre Giuseppe Casti, delegado mundial para os Salesianos Cooperadores, reuniu-se com os membros da Família Salesiana da Visitadoria “Maria Imaculada”, que compreende Madagascar e as Ilhas Maurício. Os padres Muñoz e Casti, com o delegado local para a Família Salesiana, padre Salvo Bartolomeo, e o inspetor, padre Charles Armand Randimbisoa, apresentaram a “Carta de Comunhão” da Família Salesiana.
Na tarde do mesmo dia, o reitor-mor reuniu-se também com os representantes do Movimento Juvenil Salesiano de Madagascar (MSJM), que é acompanhado conjuntamente pelos Salesianos e pelas Filhas de Maria Auxiliadora. Além das tradicionais festas e danças, dos cantos e da alegria, também foram apresentadas as delegações de jovens vindas de toda a Visitadoria, o organograma de funcionamento e a programação dos processos de formação.
No sábado, 2 de abril, o reitor-mor, com a equipe que o acompanha nesta viagem, chegaram em Betafo, ao sul da Capital Antananarivo. Ali foi recebido com grande entusiasmo por toda a população, que o acompanhou em procissão, e pelas autoridades da cidade. Ao chegar à obra salesiana, houve um encontro com as crianças e os jovens dos diversos grupos que frequentam a obra.
No domingo,3, ainda em Betafo, por ocasião da Festa da Divina Misericórdia, foi celebrada uma solene eucaristia, da qual participou uma grande multidão de fiéis. A celebração foi presidida pelo bispo salesiano de Ambanja, Madagascar, dom Rosario Vella: e o reitor-mor fez a homilia.
Com informações: ANS e Facebook P. Angel
Comentários
Postar um comentário