Mundo Salesiano: Reitor-Mor visita Madagascar


Foto publicada pelo P. Angel Fernández em sua página pessoal no Facebook
Uma presença salesiana, agora mais do que consolidada, com as primeiras obras iniciadas em 1981, uma centena de Salesianos e 11 casas canonicamente erigidas: é a realidade que o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, conheceu em sua Visita de Animação à Visitadoria “Maria Imaculada”, de Madagascar, entre os dias 30 de março a 4 de abril.
Já entre os dias 5 a 7 de abril, o P. Fernández Artime presidiu a Conferência dos Superiores das Inspetorias e Visitadorias da Região África-Madagascar (CIVAM).

Em sua saudação de 'bom dia',  publicada na sexta-feira, dia 08, na sua página oficial no Facebook, o P. Angel Fernandez, que dizia estar na conexão em Paris, retornando para Roma, e que estava voltando com a 'bagagem cheia' de suas vivências em Madagascar. Explicou que numa das últimas etapas de sua visita foi a ida a um orfanato dirigido pelas Filhas de Maria Auxiliadora, um lugar chei de carinho e calor humano, e afirmou: " E vendo a alegria destas meninas, seu afeto e seus abraços ao nos despedirmos, confirmava novamente uma grande convicção que tenho: o carisma salesiano salesiano nasceu para os mais humildes e simples. É onde melhor nos encontramos e onde mais flui a comunhão". 


DURANTE A VISITA:

Àqueles que compartilham com os Salesianos os desafios, os sonhos, as dificuldades e a espiritualidade; e também àqueles que representam o sentido, a razão de existir, o presente e o futuro da Congregação Salesiana. A todos eles, isto é, à Família Salesiana e aos jovens, o padre Ángel Fernández Artime, reitor-mor, dedicou a sexta-feira, 1º de abril, no contexto da sua visita de animação em Madagascar.
O reitor-mor, com o padre Eusebio Muñoz, delegado do reitor-mor para a Família Salesiana, e o padre Giuseppe Casti, delegado mundial para os Salesianos Cooperadores, reuniu-se com os membros da Família Salesiana da Visitadoria “Maria Imaculada”, que compreende Madagascar e as Ilhas Maurício. Os padres Muñoz e Casti, com o delegado local para a Família Salesiana, padre Salvo Bartolomeo, e o inspetor, padre Charles Armand Randimbisoa, apresentaram a “Carta de Comunhão” da Família Salesiana.

Na tarde do mesmo dia, o reitor-mor reuniu-se também com os representantes do Movimento Juvenil Salesiano de Madagascar (MSJM), que é acompanhado conjuntamente pelos Salesianos e pelas Filhas de Maria Auxiliadora. Além das tradicionais festas e danças, dos cantos e da alegria, também foram apresentadas as delegações de jovens vindas de toda a Visitadoria, o organograma de funcionamento e a programação dos processos de formação.

No sábado, 2 de abril, o reitor-mor, com a equipe que o acompanha nesta viagem, chegaram em Betafo, ao sul da Capital Antananarivo. Ali foi recebido com grande entusiasmo por toda a população, que o acompanhou em procissão, e pelas autoridades da cidade. Ao chegar à obra salesiana, houve um encontro com as crianças e os jovens dos diversos grupos que frequentam a obra.

No domingo,3, ainda em Betafo, por ocasião da Festa da Divina Misericórdia, foi celebrada uma solene eucaristia, da qual participou uma grande multidão de fiéis. A celebração foi presidida pelo bispo salesiano de Ambanja, Madagascar, dom Rosario Vella: e o reitor-mor fez a homilia.


Com informações: ANS e Facebook P. Angel 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0

106 anos do Salesiano Aracaju