Salesianos do Brasil são condecorados pelo Superior Tribunal Militar

Site_160404_03
Na última sexta-feira, 1º de abril, 208º aniversário do STM (Superior Tribunal Militar) e 84º aniversário de Canonização de Dom Bosco, os Salesianos do Brasil foram condecorados pelos serviços prestados à sociedade Brasileira. O evento aconteceu no Clube do Exército e reuniu servidores, personalidades e diversas instituições do país.
Na abertura do evento, o ex-Aluno e paroquiano salesiano, presidente do STM, ministro-presidente, tenente-Brigadeiro do Ar, William de Oliveira Barros, relembrou a história de uma Justiça que foi criada com a chegada da família real portuguesa e que funciona ininterruptamente desde aquela época. Ressaltou também a missão constitucional da Justiça Militar e sua independência e altivez em períodos conturbados da história, como a Segunda Guerra Mundial e os Governos Militares.
Indicados pessoalmente pelo Presidente do STM em comemoração ao Bicentenário de Dom Bosco, os Salesianos do Brasil foram representados pela unidade local, o Colégio Dom Bosco de Brasília, Instituição pioneira e tradicional na educação no DF. Na ocasião o salesiano Pe. Anselmo Nascimento, Diretor Geral do CDBB e o aluno Moysés Sávio, aluno da 3ª série do Ensino Médio, estiveram presentes.
Além dos Salesianos, outras Instituições, Militares, Personalidades e Jornalistas foram condecorados.
Sobre os Salesianos em Brasília
Brasília foi construída entre os paralelos 15 e 20. Seus construtores homenagearam Dom Bosco com um marco: a Ermida Dom Bosco, pequeno monumento projetado por Oscar Niemeyer e primeira construção em alvenaria de Brasília, foi concluída em 31 de dezembro de 1956.
Em junho de 1957, Brasília estava em gestação. Havia somente cerrado e esperança. Os Salesianos, pioneiros, começaram a cuidar da abertura do primeiro Colégio em Brasília. Em fevereiro de 1958, numa casa de madeira construída pela NOVACAP, na VELHACAP, iniciam-se as aulas preparatórias para o exame de admissão.
Em março do mesmo ano, iniciaram-se todas as séries do primário e ginásio. Os primeiros professores foram três salesianos pioneiros e seis salesianas, sob a direção do Padre Raimundo do Nascimento Teixeira.
Em 1959, os salesianos assumiram o compromisso de construir no Plano Piloto o prédio definitivo. A primeira pedra foi lançada em 24 de novembro de 1959. As obras foram iniciadas em fevereiro de 1960, no ritmo de Brasília. Em 30 de agosto do mesmo ano, data do 77º aniversário do Sonho-Visão de Dom Bosco, foi inaugurado, solenemente, o edifício definitivo do Colégio Dom Bosco.
A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Dr. Juscelino Kubitschek; do Prefeito, Dr. Israel Pinheiro; do Arcebispo, Dom José Newton e do 5º sucessor de Dom Bosco, Padre Renato Ziggiotti.
Hoje, o Colégio Dom Bosco de Brasília e mais de 110 escolas, fazem parte da Rede Salesiana de Escolas.
Fonte: Inspetoria São João Bosco - http://www.salesianos.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0