Mundo Salesiano/India-Bangalore: Sobre o padre Tom Uzhunnalil
Durante esta semana, alguns boatos nas redes sociais e sites de notícias se espalharam sobre a possível morte/crucificação do P. Tom Uzhunnalil, sequestrado no dia 4 de março passado em Áden, Iêmen, ocorrido que forçou algumas agências de notícias católicas e os Salesianos a desmentirem e fazerem um esforço em divulgar a real situação com mais afinco. "Permanecemos à espera de notícias, que esperamos possam ser positivas, da parte de quem acompanha a situação mais de perto: o Governo indiano, o Vicariato apostólico para a Arábia meridional e o Inspetor salesiano de Bangalore. A Congregação Salesiana continua a acompanhar a situação com sentimentos de solidariedade e proximidade na oração", afirmou o P. Filiberto Gonzalez, conselheiro geral para a Comunicação Social.
A Agencia de Notícias Salesianas (ANS), órgão de credibilidade e no qual se deve ter como fonte crível de informação, divulgou, além das notícias, um interessante editorial que nos faz refletir sobre a (ir)responsabilidade de veículos de comunicação na apuração de informação, a espetacularização da notícia e do nosso protagonismo sobre o que difundimos e nosso consequente dever de checar e verificar o que difundimos (para ler todo, CLIQUE AQUI).
Colocamos aqui trechos das duas ultimas publicações da ANS sobre o assunto e sugerimos que acompanhem o caso através deste veículo.
“Há ainda fortes indícios de que o P. Tom Uzhunnalil continua vivo”
Perante tantas vozes incontroladas, boatos, indiscrições, em rede, a respeito da atual situação do P. Uzhunnalil, temos pedido respostas autorizadas ao P. Mathew Valarkote, Secretário Provincial da Inspetoria Salesiana da Índia-Bangalore, da qual depende a Missão salesiana no Iêmen.
Alguma novidade acerca da situação do P. Tom?
Segundo Dom Paul Hinder, Vigário Apostólico para a Arábia meridional, que é a nossa primeira fonte de informação, existem ainda fortes indícios de que o P. Tom Uzhunnalil, raptado em 4 de março de 2016, no Iêmen, esteja ainda vivo; não há nenhuma razão para se acreditar no contrário.
Leia mais AQUI
Índia – Bispos indianos pedem ajuda ao Governo para a libertação do P. Tom Uzhunnalil
(ANS – Nova Délhi) – Não se detém o empenho diplomático internacional, orientado à libertação do P. Tom Uzhunnalil. A Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CBCI, em inglês), em carta enviada na passada terça-feira, fez um apelo específico ao Governo indiano a fim de que se usem todos os meios possíveis para obter a libertação do sacerdote salesiano das mãos dos seus sequestradores. Na mesma Carta também confirmam os Prelados que a mesma Santa Sé pôs mãos à obra através de seus canais diplomáticos.
Leia mais AQUI
Fonte: www.infoans.org
Comentários
Postar um comentário