Jaboatão: reabertura do Oratório Festivo no CEDB


           
A data de 24 de abril do corrente ano pode ser considerada um marco na história da presença salesiana em Jaboatão dos Guararapes – PE; isso se deve ao fato de ter sido o dia oficialmente escolhido para a reinauguração do Oratório Dom Bosco. Tal evento havia tempos que constava entre os anseios da comunidade do bairro Padre Roma, e por que não dizer, da população de Jaboatão, e por iniciativa da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, na pessoa de seu Inspetor, Padre Nivaldo Pessinatti, após deliberações do Conselho Inspetorial, tornou-se possível a reabertura desta obra.
            Após mais de um mês de preparação e diversas reuniões, através da articulação de uma coordenação e de uma equipe composta pelos Salesianos de Dom Bosco, Salesianos Cooperadores, pré-noviços salesianos e pessoas da comunidade, foi possível a organização e execução da grande festa de reabertura. As aludidas reuniões aconteciam sempre nas manhãs de domingo, iniciando-se pela celebração da Santa Missa, seguindo-se com um café da manhã partilhado em comunidade, culminando com as reuniões nas quais se puderam ajustar todos os detalhes deste grande dia.
            O dia tão esperado foi marcado por uma programação bem enriquecida: iniciou-se a manhã com a festa maior, a Celebração Eucarística, que na ocasião fora presidida por Padre Fábio Farias sdb., concelebrada por Padre Antenor de Andrade Silva sdb. e Padre José Venturelli sdb. Já nesta ocasião estiveram presentes as crianças e os jovens, os grandes privilegiados desta ação, além de seus familiares, a comunidade e os voluntários envolvidos nesta obra.
            Após a Santa Missa, a programação prosseguiu com muita alegria e intensidade, havendo as seguintes atrações: apresentação de teatro com o Grupo Força Jovem, da comunidade de São João Batista, em Comportas; Show de Mágica com o artista Rodrigo Lima, mágico de vulto nacional; animação com o DJ católico Roony Moura e roda de capoeira com grupos da região.
            Estiveram presentes mais de 150 crianças e jovens, e após as apresentações todos puderam desfrutar de atrações diversas, jogos, brinquedos, muito lanche e animação, tudo preparado com profundo amor da parte daqueles que se deixaram apaixonar pela missão do Pai e Mestre da Juventude. Tudo levou a crer que através da reabertura desta obra de Deus, Dom Bosco voltou a sorrir no rosto de tantos pequeninos que doravante terão a oportunidade de crescer com mais dignidade e alegria, através da educação, cultura, solidariedade, aprendizagem e convivência, sendo felizes no tempo e na eternidade, conforme as propostas do carisma salesiano.

           
Desde então, nos domingos que se seguem, o oratório festivo voltará com toda a força, sendo contínuo o esforço da equipe articuladora no sentido de permanecer acolhendo cada vez mais pequeninos. Já estão programadas e confirmadas diversas oficinas permanentes, a saber: esportes (futebol e voleibol), capoeira, coral e música, teatro, dança e cultura popular, além da catequese e grupo de acólitos. Louvado seja Deus pelo recomeço desta maravilhosa obra!

Por: Amós Santiago (pré-noviço)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0

106 anos do Salesiano Aracaju