RECIFE// Carnaval, um momento cultural.


Para o Estado de Pernambuco, o Carnaval é uma tradição secular. Essa é a época de brincar novos e reviver velhos carnavais, colar o estandarte na rua e vestir-se com fantasia para cantar e dançar pelas ruas da cidade. Para um Estado rico em lendas e personagens populares, cada região carrega com fervor sua tradição, são papagus, caretas, la ursas, os caboclos de lança, reinados do maracatu, os gigantes bonecos de Olinda, os passistas do frevo e os blocos líricos com roupas e músicas saudosas. 

A fim de manter vivas essas tradições, o Colégio Salesiano Recife abriu esse baú cultural do Carnaval pernambucano e elegeu como homenageado do ano o multiartista Antônio Carlos Nóbrega. Desta forma, trabalhou pedagogicamente, nas duas últimas semanas de fevereiro, o resgate do frevo e do Carnaval como cultura a partir da obra de Nóbrega.

No Ensino Infantil, foi montado bloquinhos carnavalescos, no Ensino Fundamental II, a confecções de sombrinhas de frevo serviram como culminância dos estudos sobre o homenageado, os alunos do Fundamental II montaram estandartes, e os alunos da 1ª série do Ensino Médio estudaram e montaram banners sobre Antônio Carlos.

Em especial, na quinta-feira (27.02), aconteceu um Bom-dia Especial, no Ensino Infantil para homenagear o Bloco da Saudade, um dos blocos líricos mais velhos do Carnaval recifense.

Salé Folia 2014
Com a irreverência do folião recifense, na manhã da sexta-feira (28 – pré-Carnaval), o Salesiano Recife colocou o bloco Salé Folia para rodar pelas ruas do entorno do Colégio, levando alunos, famílias, amigos, professores e funcionários.

Logo na portaria da escola, por volta das 9h30 da manhã, o Coral Harmonia recebia os pais e familiares que chegavam à escola entoando marchinhas dos velhos carnavais. Na quadra Padre Marinho (Setor Fundamental I) alunos e famílias já foliavam ao som de frevos conhecidos. Por volta das 10h, o grupo de foliões reunidos saíram às ruas. Para garantir que música não faltasse, duas bandas foram postas ao longo do grupo, a primeira cedida por Ulisses Dornelas (o famoso Palhaço Chocolate e atual gestor do Teatro Boa Vista), que teve a graça de alguns passistas de frevo para animar os foliões, e a segunda do maestro David Augusto. Na frente do bloco, as professoras do Ensino Infantil revezavam a condução da faixa oficial. Contudo, assim como em todos os anos, o destaque fica para os meninos do Ensino Médio, que se vestem de catraias e saem representando as personagens irreverentes e glamorosas ao longo do bloco.

Confira álbum na fanpage do Colégio Salesiano Recife

Da Coordenação de Comunicação do Salesiano Recife - Colégio e Faculdade




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0