Encontro Inspetorial de Animação Pastoral: Fortalecer nossa identidade salesiana é primordial


Entre os dias 13 e 15 de fevereiro foi realizado o já tradicional Encontro Inspetorial de Animação Pastoral, organizado pela Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (BRE), na Colônia Salesiana, em Jaboatão, Pernambuco
Para o momento de formação,  realizado na manhã do dia 14, os 120 participantes contaram com a assessoria do P. Thiago Nunes, atual coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano São José, de Natal/RN, e participante  dos  “Dias de Espiritualidade da Família Salesiana”, ou DEFS 2014, realizado em janeiro passado, em Roma. O tema abordado baseado na Estreia 2014: Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco: Da mihi animas cetera tolle.
O encontro é realizado duas vezes por ano: em fevereiro e em outubro, e reúne representantes de todas as presenças salesianas da região, ligados a todas as comissões inspetoriais: Pastoral Juvenil (subdividida em alguns enfoques específicos: Pastoral nas escolas e obras; Animação Vocacional e Missionária; Articulação da Juventude Salesiana) , Comunicação, Educação, Ação Social, Gestão e Paróquias, com a participação também de alguns formandos salesianos (pré e pós-noviços). O intuito é desenvolver sinergia entre os setores em favor da missão salesiana, fazendo com que todos se conheçam e integrem em nível inspetorial e, especialmente, em nível local.
Durante todo o encontro realizaram-se reuniões por comissões, encaminhamentos práticos, sessões de vídeos, missas e orações. No dia 14, a Boa noite foi feita pelo Padre Carlos Junior, que partilhou um pouco sua experiencia como participante dos “Dias de estudo sobre Primeiro Anúncio ao Discipulado Missionário na América e Caribe”, feito em Los Teques, Venezuela em novembro passado, com a presença de 70 Salesianos e Salesianas. Também um pequeno momento de festa e descontração foi realizado, colaborando ainda mais para o clima de fraternidade e alegria. Na ocasião, foi comemorado antecipadamente o aniversário do P. Nonato Feitosa e do inspetor, P. Diego Vanzetta. Este último, já viajaria  no domingo dia 16, dia exato do seu nascimento, para a Itália, tendo em vista o Capítulo Geral 27, que começa próximo dia 22.
Avaliando o encontro, o delegado inspetorial para Pastoral Juvenil e coordenador do evento,  P. Eudes Barreto, ressaltou  o alto nível de comprometimento das participantes e com a missão salesiana e sua identidade e percebeu a real vivência dos elementos da espiritualidade de Dom Bosco, na convivencia fraterna e integração do grupo.

Por: Jakeline Lira


Leia também: Abertura do Encontro Inspetorial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0