Paróquia de Matriz de Camaragibe celebra seu padroeiro

Matriz de Camaragibe, no interior de Alagoas celebra seu padroeiro: Senhor Bom Jesus.


De 23 de dezembro de 2016 a 01 de janeiro de 2017 foi realizado o novenário da festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro do município. O tema escolhido este ano foi: "Verdadeiramente, o Senhor Bom Jesus é o Filho de Deus! (Cf. Mc 15,39b).,
No já tradicional palco montado ao lado da Igreja Matriz, local escolhido para as Celebrações Eucarísticas e assim melhor atender a todos que com muita alegria, fé e devoção estiveram presentes nas noites do novenário.
Toda a festa foi transmitida pela Rádio Comunitária Matriz Fm e pela Pascom com transmissão on line na página oficial da Paróquia no facebook.
As Celebrações Eucarísticas foram presididas por Pe. Marcos Antonio, sdb (pároco da cidade), Pe. Sérgio Aquino (Vigário Paroquial), padres convidados das cidades vizinhas: Roniel Ferreira da Silva (pároco de Porto Calvo) e. Pe. Josemir José da Silva (pároco de Porto de Pedras), padres salesianos convidados: Pe. Bernado Roana, sdb., (ex-pároco da cidade), Pe. João Carlos Ribeiro,sdb., Pe. Fábio José de Farias Leite, sdb e Herison Leandro da Silva Cavalcanti,sdb.,  pelo Arcebispo de Maceió Dom Antonio Muniz, OCarm., e o Bispo de Penedo Dom Valério Breda, sdb., sempre animadas por corais da paróquia: Bom Jesus, Alfa e Ômega, Santa Luzia, Coral CCC, N.S. Auxiliadora, Vozes Celestes e  Santa Cecilia.
As diversas pastorais e movimentos da Paróquia tiveram participação como Noiteiros ou animadores das noites durante o novenário.
Um dos momentos mais aguardados pelos devotos era a saída das imagens da Igreja Matriz para o palco onde seriam realizadas as celebrações Eucarísticas. Tocar nas imagens ou até mesmo poder leva-las ao altar é o desejo/sonho de muitos devotos. “Não tem como explicar, é uma sensação de alegria, é entrar em êxtase” palavras de Andécia integrante do ECC e Pascom.
Segurar o Bom Jesus, as pessoas tocando n’Ele. É uma bênção que nunca vou esquecer”. Palavras de Gal integrante da Pascom.
Não tem como explicar, é uma sensação única, posso ficar aqui falando que não vou conseguir explicar o que sentimos, a alegria não tem como descrever”. Palavras de D. Nem integrante do ECC e da Pastoral Familiar.
Após as celebrações Eucarísticas, foram realizados shows no coreto da Praça Bom Jesus que fica em frente à Igreja Matriz, que de maneira especial contou com atrações da cidade, como Casa Nova (banda formada por jovens católicos), Jaefferson (jovem católico integrante do Coral Santa Luzia), apresentação do alto de Natal Emannuel com a Cia de Teatro e Dança do CJDB (jovens católicos que são voluntários no Oratório do Centro Juvenil Dom Bosco), a apresentação do Pastoril Filhas de Maria e o conjunto de flauta doce e da Filarmônica Bom Jesus que são frutos do trabalho salesiano em Matriz. O Show de Padre João Carlos Ribeiro no pátio do mercado no dia 28/12 e a tradicional Cavalhada do Senhor Bom Jesus, que aconteceu no dia 30/12.

Outro momento marcante e esperado da festa é à saída das imagens para o tradicional banho de perfume no dia 31 de dezembro, as imagens passam parte desse dia na casa de uma família da cidade (de onde sai à bandeira para o inicio dos festejos) sempre acompanhada pela Filarmônica Bom Jesus e por diversas pessoas.
E no dia 1º de janeiro: a grande festa do padroeiro Senhor Bom Jesus, que começa com a missa solene às 10h da manhã e na parte da tarde às 16h a tradicional procissão pelas ruas da cidade, as imagens saem seguidas por milhares de fiéis que com fé e alegria cantavam os louvores ao Bom Jesus e recepcionadas por centenas de fieis as ruas/esquinas por onde passavam.
Seu Jorge, devoto vindo do interior de Pernambuco nos disse “Tem mais de 20 anos que venho aqui pra ver o Bom Jesus, nunca perdi uma procissão, mesmo com dificuldade eu venho!”.
Esse ano foi difícil pra chegar aqui, perdi a missa das 10h, venho de Recife tem muitos anos que não perco a procissão, vou ficar até o fim, vou assistir a missa que tem depois e volto pra casa bem satisfeito”. Palavras de um devoto.
Após a procissão por volta das 17:15h, deu-se inicio a Celebração Eucarística presidida por Padre Marcos Antonio, sdb., acompanhada por centenas de fiéis que lotavam a praça Bom Jesus.
Os festejos se encerraram às 00:00h do dia 1º com a descida/arreamento da bandeira.
Ainda em clima de festa, no dia 08\01 há o tradicional leilão de animais e prendas do Senhor Bom Jesus.

Mais informações, fotos e vídeos em www.facebook.com/senhorbomjesusparoquia,

Verdadeiramente, o Senhor Bom Jesus é o Filho de Deus! (Cf. Mc 15,39b)


Fonte: Pascom Senhor Bom Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0