Profissões Perpétuas no nordeste

Entre os dias 22 e 28 de janeiro a Inspetoria Salesiana do Nordeste realizou seu Retiro anual, na Colônia Salesiana. Na ocasião, na noite do dia 27, todos salesianos de votos temporários renovaram suas profissões. Já no Sábado, dia 28, foi a vez das profissões perpétuas de cinco salesianos: Carlos Alberto, Francisco Ataíde, Magno Xavier, Maurício Lima e Renato Jorge. A Cerimônia foi presidida pelo inspetor, P. Nivaldo Pessinatti, como representante do Reitor-Mor.

Fotos no Facebook da Inspetoria


Veja o texto dos Agradecimentos, escrito e lido ao final da Celebração pelo Salesiano Renato ,  representante da turma:


Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi”. (Jo 15,16)

Queridos e amados irmãos e irmãs, bom dia!
A nossa turma escolheu como lema para nossa profissão solene a passagem bíblica de João 15, 16 “não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi”. 
Meus caros amigos, de fato, não somos nós que escolhemos a Deus, porém é ele que nos escolhe. Na nossa pequenez, cabe a disponibilidade da resposta, afinal é valido recordar os primeiros apóstolos, os santos, o nosso pai fundador e tantos outros homens e mulheres que declararam seu SIM por amor a Deus e à Igreja. Não temeram, pois creram verdadeiramente na presença preciosa de Deus.
Ah, sim, meus queridos irmãos e irmãs, encontrem-se os nossos corações, confiantes em Deus. Somos cientes das nossas limitações das dificuldades que enfrentaremos, entretanto, sabemos que, antes de tudo, não estamos sozinhos. Cremos que o Senhor dá Vida, dá-nos a coragem para enfrentar e vencer as barreiras do dia a dia. Cremos que o Senhor nos dá irmãos para nos assistir a fim de respondermos com coerência ao projeto do Reino. Cremos que o Senhor da vida nos proporciona uma comunidade para que testemunhemos radicalmente os conselhos evangélicos.
Família salesiana, contamos com as suas orações para sermos fiéis a essa missão que Deus nos concedeu, de modo que esta celebração solene não seja um compromisso somente nosso, como de todos, pois, quais cristãos batizados, somos convidados a sermos testemunhas do amor inesgotável de Deus. Ser Igreja é, por fim, caminhar, é superar as dificuldades, é alegrar-se juntos! Ser Família Salesiana é colaborar na missão uns dos outros, pois não podemos cair na cultura da indiferença em que, muitas vezes, somos atingidos num contexto de que cada um segue o próprio destino. Sejamos, então, portadores da infinita misericórdia de Deus-Pai.
Em nome da turma que hoje professa publicamente os votos solenes, quero primeiramente agradecer a Deus pelo chamado que nos fez a fim de colaborar no anúncio evangélico.
Externamos o nosso mais profundo agradecimento à Congregação Salesiana - de forma especial à Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil - na pessoa do padre Inspetor Nivaldo Pessinatti, somos gratos pela formação humana e cristã que a congregação nos oferece e a convivência fraterna dos salesianos em nossas vidas. Aos formadores que nos acompanharam e continuam acompanhando-nos, nossa gratidão. Assim podemos expressar com alegria aquilo que nos reza o art 49 das nossas constituições: viver e trabalhar juntos é, para nós salesianos, exigência fundamental e caminho seguro para realizarmos a nossa vocação.
Juventude salesiana, obrigado por serem os termômetros de nossas vocações. Graças a vocês sentimos nos nossos corações que aqui é a congregação na qual devemos seguir. Não imaginam o que fazem no coração de um religioso ou de uma religiosa salesiana, já que impulsionam a gente a estudar, a rezar, a doar-nos por inteiro. O pai fundador São João Bosco afirmava: não basta que os jovens saibam que são amados, mas que se percebam amados. Meus caros jovens, a nossa missão somente tem sentido porque acreditamos em vocês. Rezem por nós para que continuemos entusiasmados por esta missão. Contamos com vocês!
Agradecemos aos familiares, que sempre acreditaram, rezaram pelas nossas vocações. Obrigado por estarem sempre ao nosso lado, pelas palavras de incentivo, por saber que construímos um alicerce seguro nesta vida. A família salesiana mantém uma tradição de garantir que, quando um jovem sai da casa de seus pais, Nossa Senhora e Jesus ocupam-lhe o lugar. Podem crer na certeza de que é verdade, pelo que Nossa Senhora e Jesus fizeram grande diferença em nossas famílias. Mais uma vez, o nosso muito obrigado.
Mais uma vez, agradeço a Deus pelo dom da vida, e a todos os grupos da família salesiana que nos acompanharam e persistem acompanhando-nos neste processo de amadurecimento nos caminhos de Deus. Acrescento de forma especial com muito carinho e respeito a minha gratidão as Filhas de Maria Auxiliadora, que enriquecem a Família Salesiana com o seu carisma, anunciando e testemunhando o amor de Deus aos jovens de nossa sociedade. Somos conscientes de nossos limites humanos, porém, com a graça de Deus, esperamos expressar como o salmista “completai em mim a obra começada” (Sl 137,8).
Que a Virgem de Dom Bosco cubra-nos com o seu manto de amor, que Nosso Senhor Jesus Cristo confirme nosso Sim, configurando-nos, cada vez mais, a Ele. Louvo a Deus pela Congregação Salesiana e pelo Espírito de Dom Bosco, que vive em cada salesiano espalhado pelo mundo.

Nunca, mais uma vez, sobra repetir o mais sincero obrigado!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0