Especial de janeiro: COLONIAS DE FÉRIAS

A Pastoral Juvenil Salesiana da nossa inspetoria realizou suas tradicionais Colônias de Férias \
Foram mais de 25 localidades que vivenciaram um itinerário de educação à fé por meio das Colônias de Férias durante o mês de janeiro, entre elas as cidades de Picos, no Piauí; Petrolina, Gravatá e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco; Grossos, Tibau e Areia Branca, no Rio Grande do Norte; Aracajú, em Sergipe; Fortaleza, no Ceará; e João Pessoa, na Paraíba.
Com o tema “No pátio da vida, nascemos como família”, as colônias reúnem centenas de crianças e adolescentes em atividades educativas, de recreação e pastorais. Todas são realizadas voluntariamente pelos jovens das presenças locais e pelos membros das comunidades.
Fotos, vídeos e notícias podem vistos pelo Facebook, na página da Inspetoria Salesiana do Nordeste (www.facebook.com/sdbbre)
Veja abaixo o Relatório no Noviço Amós Santiago contando a experiência no Piauí, mas que representa o espírito e a missão deste projeto salesiano e o relato da já tradicional Colônia de Férias em Aracaju. 

Colônia de Férias Salesiana em Picos/ PI

A sociedade brasileira, bem como também a humanidade como um todo, tem se transformado de forma inegável e rápida, seja no campo do pensamento ou no da tecnologia. Tais mudanças perpassam por todas as camadas e formas de conhecimento, atingindo e modificando todos os setores humanos, desde a estética material até a forma humana de se relacionar. Ao centro disso, nitidamente se aponta a influência e a transformação da célula da família, que termina por ser o começo e o fim de toda e qualquer composição social. Tudo o que diz respeito à composição familiar chega a afetar todo e qualquer indivíduo, independentemente da classe social ou da condição em que ele se encontre.
No entanto, neste vertiginoso desenvolvimento, são muitos os golpes que tem atingido a célula familiar, seja através dos diversos tipos de crises que o mundo atravessa ou mesmo a decadência dos valores humanos, o desrespeito aos direitos, a violência e a intolerância, a imoralidade e uma infinidade de agentes que, sem precedentes, parecem arquitetar a ruína dos valores familiares. Os frutos desses ataques são famílias desestruturadas, sofrimento e sujeição, mazelas sociais, indivíduos desnorteados, o que faz com que muitos se sintam abandonados, esquecidos no desamor e no desespero.

Toda essa exposição leva a crer que está sendo desacreditado o valor da instituição família. “A família é um bem de que a sociedade não pode prescindir, mas precisa ser protegida. A defesa destes direitos é um ‘apelo profético a favor da instituição familiar, que deve ser respeitada e defendida contra toda agressão’...” (Papa Francisco, na exortação apostólica Amoris Laetitia, art.44, 2016). Mais do que os valores financeiros e mercadológicos, o valor da família é um bem imensurável e insubstituível, e nisso se justifica toda a relevância de se reforçar sua defesa e se investir na conscientização desta temática nos dias de hoje.

Neste sentido, imbuídos do ardor que brota do carisma salesiano, o mesmo ardor que moveu Dom Bosco a viver e trabalhar pela juventude, os formandos da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, juntamente com a comunidade da Paróquia de São Francisco de Assis e demais colaboradores da cidade de Picos – Piauí, realizaram uma Colônia de Férias, uma junção de ações evangelizadoras, educativas e lúdicas em um dos bairros da cidade de Picos – PI, a saber, o bairro Parque de Exposição.
Sendo proposto um itinerário educativo-pastoral marcado por uma pedagogia própria herdada do Pai e Mestre da Juventude, e com o tema “No pátio da vida, nascemos como família - ‘O amor jamais passará ’ (cf. 1 Coríntios 13), mais de cento e vinte crianças e adolescentes foram acolhidos e estimulados na construção de laços com aqueles com os quais se convive e se partilha a existência. Tratando exclusivamente do amor e uma gama de sentimentos que volteiam a relação familiar, a colônia de férias envolveu e desenvolveu o aludido tema de forma crítica e realista. Atendendo-se, outrossim, ao apelo que faz Reitor-Mor da Congregação Salesiana em sua Estréia 2017 - “Somos família! Cada casa, uma escola de vida e amor”, buscou-se fortalecer a experiência da família como a primeira escola, lugar do amor e promoção da vida.

Através da vivência de propostas muito relevantes que vão desde a ludicidade, a reflexão, a mística, a percepção da fé cristã e do carisma salesiano, até a valorização da família, a segunda colônia de férias dos Salesianos de Dom Bosco no Piauí consistiu numa programação repleta de atividades para os pequeninos. Estendendo-se do segundo dia de janeiro até o dia sete do mesmo mês, contando com a colaboração e o voluntariado de muitos, em tudo se tangenciou a temática da família, a fim de conquistar os meios benéficos para que os participantes fossem felizes no tempo presente e na eternidade. Segue em suma a descrição das ações realizadas.

O primeiro dia foi marcado pela abertura festiva. Concentrados em um local estratégico do bairro Parque de Exposição, as crianças, que já haviam sido inscritas na colônia desde o final do mês de dezembro de 2016, partiram em caminhada. Com faixas, imagens de Dom Bosco, da Sagrada Família e todo o colorido de quem anuncia uma grande alegria, percorreram uma das principais avenidas do bairro, até chegarem ao destino, a Igreja de Santa Bárbara, na qual residem as Irmãs da Congregação de São José de Concórdia, colaboradoras da colônia de férias. Lá chegando, além dos voluntários, as crianças, jovens e seus familiares puderam participar da Celebração da Palavra coordenada pelos dois formandos salesianos responsáveis pela colônia de férias. Com oração se iniciou o que seria vivido na oração!

Os dias seguintes a este marco inicial foram intensamente vividos, com alegria e entusiasmo. As crianças e jovens eram recebidos logo cedo no momento do “bom-dia” temático, com muita animação, cantos e dinâmicas protagonizadas por jovens voluntários. No meio da manhã, passariam a ser divididos em grupos a fim de participarem de oficinas diversas, a saber: artes cênicas; desenho e pintura; música e coral; artesanato e reciclagem. Tudo permeado pela oração, o alimento da alma, sem faltar também o alimento material que garantiria a energia da meninada. Os espaços utilizados seriam da organização sem fins lucrativos denominada Casa Aliança, uma obra social que funciona como um oratório quotidiano, ligada à paróquia e fundada por missionários italianos no bairro Parque de Exposição.

Além das atividades mencionadas acima, a semana guardaria momentos e participações muito especiais como oficinas de origami, brinquedoteca para as crianças, aula de dança para adolescentes, aula de dança para as mães dos participantes e momentos de formação com convidados muito especiais que, representando pais, mães, irmãos e avós, ajudariam a tratar do tema geral para os participantes da colônia. Dentre as presenças especiais, vale a pena relatar a visita do atleta paralímpico Luís Carlos Cardoso, campeão mundial de canoagem. Natural de Picos – Piauí, o atleta, que em 2016 participou das Paralimpíadas no Brasil e estava na cidade passando férias com a família, falou às crianças e jovens da colônia sobre sua história de vida até conquistar suas vitórias e medalhas, protagonizando um bate-papo, um excelente momento de motivação e superação.

Um outro momento forte da colônia de férias foi a chamada “noite da família”, uma ocasião planejada pelos organizadores da colônia a fim de melhor promover o tema da família. Na noite do dia 5 de janeiro, num local à parte, fora realizado este agradável momento, para o qual todos os familiares dos inscritos na colônia foram convidados. Iniciando com uma formação ministrada por três casais da Pastoral Familiar da Diocese de Picos, a noite da família também contou com a participação de jovens paroquianos que, além de realizarem um “teatro de sombras” sobre o tema família, protagonizaram uma adoração a Jesus no Sacramento Eucarístico. A noite da família ainda contou com sorteio de cestas básicas, lanche e um bazar solidário em prol da colônia de férias.

Todavia, as surpresas não pararam por aí. A sexta-feira, 06 de janeiro, ainda foi marcada pela presença do Padre João Carlos Ribeiro Sdb, vice-inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, que veio a Picos no intuito de visitar os trabalhos da segunda colônia de férias. Não obstante, o dia do sábado foi ainda momento de júbilo e festa, sendo um dia de lazer e banho de piscina, animação e um almoço para as crianças e jovens participantes, além da confraternização dos voluntários da colônia de férias. Vale ressaltar que ao final de cada dia da semana, sempre aconteceu a avaliação do dia, onde todos puderam opinar sobre o andamento da ação e buscar melhorias no trabalho.

Como conclusão dos trabalhos e como momento de ação de graças, a 2ª Colônia de Férias dos Salesianos de Dom Bosco no Piauí culminou na noite de 07 de janeiro de 2017, com a Santa Missa presidida pelo Padre João Carlos Ribeiro Sdb, concelebrada pelo administrador paroquial da Paróquia de São Francisco de Assis, o sacerdote diocesano Pe. Sebastião Santos. Tal conclusão foi uma ocasião muito especial de se congregar ao redor da Mesa Eucarística todos aqueles que bem vivenciaram o projeto colônia de férias, tornando-se, por fim, uma grande festa da família.

Em tudo o que foi vivenciado, foi dado o devido louvor ao Deus que desejou este projeto e certamente interviu com sua Divina Providência e Misericórdia. No que diz respeito aos organizadores e todos os cooperadores desta ação, resta uma profunda gratidão por toda e qualquer colaboração, no desejo oracional de que sejam todos alcançados pelas copiosas bênçãos recompensadoras do Senhor Jesus Cristo. Aos pequeninos participantes e seus familiares, fica a alegria do Espírito Santo e a esperança de que estas terras piauienses ainda sejam celeiro das boas sementes dos filhos de Dom Bosco.

Amós Santiago de Carvalho Mendes


COLONIA DE FÉRIAS EM ARACAJU



Foi realizada entre os dias 09 a 14 de janeiro mais uma edição da Colônia de Férias no Colégio Salesiano Aracaju. Juntamente com a proposta da Pastoral Juvenil Salesiana, a colônia propôs o tema “No pátio da vida, nascemos como família”, com a finalidade de apresentar às crianças a riqueza de fazer parte da grande Família Salesiana, espalhada em todo mundo. Participaram das atividades da colônia cerca de 150 crianças e jovens.
Ao longo da colônia, a juventude salesiana se reunia para dar início ao "Boa Tarde", onde faziam orações, ouviam e assistiam ao teatro com os ensinamentos de Dom Bosco. Em seguida, todos eram convidados a se dirigir para suas oficinas; após era oferecido um lanche reforçado (todos doados pelos benfeitores do oratório), em seguida praticavam e aprendiam diversos esportes e brincadeiras - sempre auxiliados pelos professores do colégio, monitores do Grupo Dom Bosco Jovem e Auxilia e equipe de pastoral.

NOTA: A Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (BRE) vem mobilizando, desde 2005, as chamadas “Colônias de Férias” salesianas. A proposta proporciona a centenas de crianças e adolescentes, principalmente de baixa renda, a oportunidade de vivenciar, durante o recesso escolar, atividades de caráter cultural, de lazer e claramente pastoral.



Por: Andreza Nonato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0