Brasil Salesiano: Tempo de ordenações

O mês de dezembro no Brasil salesiano é sempre de muita alegria para congregação e toda Igreja. É quando os já diáconos concluem o curso de Teologia e recebem o sacramento da Ordem presbiteral.  

Até agora foram 5 ordenações: Dois neo-sacerdotes: José Paulino e Edilson Agreson, na Inspetoria de Belo Horizonte;  Jeferson Junio  e Josimar Schlikmann na Inspetoria de orto Alegre  e Tercio Rodrigo na de São Paulo. Já o nosso Leandro Cavalcanti será ordenado no próximo dia 17 de dezembro (Sábado). 

Ordenação episcopal: Este ano, no Mato Grosso do sul, no dia 12 de dezembro, o Brasil recebeu mais um bispo salesiano; o padre Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, que será auxiliar na Arquidiocese de Manaus-AM.

José Paulino de Godoy Júnior é ordenado padre

O diácono José Paulino de Godoy Júnior foi ordenado padre durante a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Mariana, MG, dom Geraldo Lyrio Rocha. A ordenação foi realizada no dia 4 de dezembro.
Estiveram presentes diversos salesianos, entre eles o inspetor da Inspetoria São João Bosco, padre Orestes Fistarol, familiares e amigos do novo padre, além da comunidade paroquiana local.
A primeira missa do padre José Paulino foi celebrada na Capela do Colégio Dom Helvécio, também em Ponte Nova, ainda no dia 11.
Recentemente foi publicado no site da Inspetoria São João Bosco um depoimento do então diácono sobre essa nova etapa de sua vida religiosa. Clique aqui para ler o depoimento.
Em 2015, em uma entrevista, ele falou sobre sua vocação e seus planos para o sacerdócio. Clique aqui para ler. 

Edilson Agreson da Silva é ordenado sacerdote


No dia 4 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Cabo Frio, RJ, Edilson Agreson da Silva foi ordenado padre durante a celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Niterói, RJ, dom José Rezende Francisco Dias.
Estiveram presentes diversos salesianos, entre eles o inspetor da Inspetoria São João Bosco, padre Orestes Fistarol, familiares e amigos do novo padre, além da comunidade paroquiana local.
No mesmo dia, padre Edilson celebrou sua primeira missa, também na Paróquia Nossa Senhora da Esperança.
Na última semana foi publicado no site da Inspetoria São João Bosco um depoimento do então diácono sobre essa nova etapa de sua vida religiosa. Leia.

No ano passado, em uma entrevista, ele falou sobre sua vocação e seus planos para o sacerdócio. Leia.



Jeferson Junio Moreira é ordenado padre no PR

Foi realizada no dia 10 de dezembro, na Comunidade da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa, PR, a ordenação presbiteral do diácono Jeferson Junio Moreira. A celebração começou às 18 horas e foi presidida pelo bispo diocesano de São José dos Campos, dom José Valmor Cesar Teixeira. 
Estavam presentes o inspetor salesiano de Porto Alegre, padre Asídio Deretti, salesianos sacerdotes, diáconos, membros da Família Salesiana, além dos parentes, amigos e convidados de Moreira.

O diácono Jeferson escolheu como lema da sua ordenação a frase do Evangelho de Mateus, 5, 13-14: “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”. Na homilia, após a aceitação do candidato, dom Cesar disse para o ordenando que ser sal e ser luz significa cuidar de si e dos outros com o mesmo cuidado como Jesus fez durante a sua vida.

Posteriormente, seguiu-se os ritos próprios da ordenação. O neo-sacerdote foi cumprimentado pelo bispo, padres, diáconos, seminaristas e parentes. Após a comunhão os jovens da Articulação da Juventude Salesiana da comunidade paroquial encenaram tópicos da vida de Jeferson. O inspetor salesiano tomou a palavra para os agradecimentos, seguido do novo padre, que também agradeceu.

No salão paroquial houve o jantar de confraternização.

Josimar Schlikmann é ordenado padre em SC

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi.” Este é o lema sacerdotal do padre Josimar Schlikmann, ordenado padre no dia 4 de dezembro, na Paróquia Santa Terezinha de Timbó, SC. A celebração da ordenação foi precedida por um tríduo nas diversas comunidades da paróquia, com a animação dos seminaristas e noviços salesianos.
A celebração da ordenação teve início às 9h30 e foi presidida pelo bispo diocesano de Blumenau, dom Rafael Biernarski. Participaram do momento o inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, padre Asídio Deretti, o pároco da Paróquia de Santa Terezinha de Timbó, padre Carlos Humberto Camargo, padres salesianos e diocesanos e vários diáconos. Dom Rafael salientou, na homilia, o fato de Josimar ter sido escolhido por Deus para exercer este ministério. Disse para ele relembrar, naquele instante, a ação de Deus em sua vida e afirmou que ele deve ser a presença de Deus na vida das pessoas, onde irá exercer o seu ministério presbiteral. 

Em seguida, Josimar foi chamado e iniciaram-se os ritos da ordenação. Depois da imposição das mãos e da consagração presbiteral, seus pais, Lindolfo e Rosalina, trouxeram as vestes sacerdotais que foram impostas pelo pároco, padre Carlos, e pelo padre Magnus Petry. Os padrinhos de batismo trouxeram o cálice e a patena com a hóstia. 

No final da missa o neo-sacerdote fez os agradecimentos, seguido dos pronunciamentos do padre Asídio, do padre Carlos e do prefeito Municipal de Timbó, Laercio Demerval Schuster Junior, acompanhado do vice-prefeito, Darcizio Bona.

No salão paroquial foi realizado almoço de confraternização, com a presença da Orquestra de Câmara de Timbó




Tércio Rodrigo Santos é ordenado sacerdote em SP

O dia 10 de dezembro foi de alegria para toda a Família Salesiana da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, especialmente para a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, no Guarujá, SP, e para a família do até então diácono Tércio Rodrigo Santos da Silva, que recebeu o segundo grau do sacramento da ordem e tornou-se sacerdote.
A ordenação foi presidida por dom Tarcísio Scaramussa, salesiano e bispo da Diocese de Santos, a qual a paróquia pertence, e concelebrada pelo inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, padre Edson Donizetti Castilho, pelo diretor responsável pela formação teológica dos salesianos, padre Assis Moser, pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, padre André Torres, e por dezenas de sacerdotes salesianos que se fizeram presentes.

Após a unção de suas mãos por dom Tarcísio, seus pais foram os que receberam a primeira benção. “O meu sentimento é de gratidão a Deus por tudo o que Ele realizou em minha vida e agora, recebendo a ordenação presbiteral, segundo grau do Sacramento da Ordem, faltam-me palavras para agradecer este grande mistério e dom de Deus na minha vida. Por tudo Deus seja louvado!”, afirmou padre Tércio.

 Por: Anderson Bueno / ISSP


Salesiano é ordenado bispo em Mato Grosso do Sul

Dom Edmilson Tadeu Canavarros, SDB, é o primeiro bispo natural de Mato Grosso do Sul

O salesiano Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos foi ordenado bispo em uma celebração realizada na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco.  O arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, ministrou a ordenação episcopal junto ao arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, e do bispo de Corumbá, dom Segismundo Martinez Alvarez. A cerimônia foi realizada em uma data especial, no dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira da América Latina, e emocionou muitos religiosos, religiosas, autoridades civis e eclesiásticas, a comunidade católica de Campo Grande e de Corumbá, a Família Salesiana e os familiares do bispo.


Segundo o inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes, a ordenação do novo bispo é um presente à Igreja Católica a todos os Salesianos de Dom Bosco. “Dom Edmilson Tadeu é o primeiro bispo nativo de Mato Grosso do Sul e isso significa que a semente do evangelho foi plantada e semeada, a agora todos os pastores, sacerdotes e filhos de Deus veem um filho seu, de Corumbá, do Pantanal, indo para o serviço apostólico em outra Arquidiocese”, declarou o inspetor.

Dom Edmilson Tadeu foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar na Arquidiocese de Manaus, na qual será acolhido no próximo domingo, 18 de dezembro. Em Campo Grande, ele celebra a sua primeira missa como bispo nesta quarta-feira, 14, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, oportunidade para se despedir de seus paroquianos e amigos de Campo Grande. “Não são nossas habilidades que revelam verdadeiramente quem somos, são as nossas escolhas, creio que cada um carrega consigo uma missão da vida e é incrível como Deus sabe escolher”, destacou o bispo em sua nova missão pastoral.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0