Salvador: Salesiano destaca a internacionalidade escolar por ocasião do bicentenário


Em um mundo globalizado, a educação precisa atingir um conhecimento para além da realidade local. Com essa abordagem, o Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) promoveu, no sábado, dia 18 de julho, das 8h às 12h, a culminância do projeto “Salesianos no mundo”. O evento foi todo realizado pelos estudantes do Ensino Fundamental II, sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar. Eles tomaram como base a presença Salesiana em outros continentes e irão mostrar um pouco da cultura e tradições de 18 países. O assunto foi trabalhado em sala de aula durante o 1º trimestre de forma transversal e envolveu as disciplinas de linguagens.
Dança típica, música, teatro, vestimentas, comidas e outras peculiaridades das diversas partes do nosso planeta compõem esse experimento de pesquisas dos alunos. A programação incluiu um momento inicial, no ginásio, com o desfile dos países com bandeiras e trajes. Em seguida, haverá uma mostra de danças e artes. Após esse momento, cada turma expôs em estandes o resultado de seus trabalhos com os países no pátio da escola.

Mundo Salesiano. Os Salesianos estão presentes em mais de 130 países, tendo tudo isso começado na cidade de Turin, Itália, pelo fundador, Dom Bosco. No Brasil, são quase 130 anos de história, e na Bahia, 115. A Rede Salesiana de Escolas (RSE) que é a maior rede de escolas católicas das américas, está presente em 117 escolas, distribuídas em todas as regiões.


Dom Bosco: São João Bosco, SDB, é o fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales, mais conhecida como SALESIANOS. O sacerdote católico italiano nasceu em 16 de agosto de 1815 (completando seu bicentenário em 2015), foi canonizado em 1934. Ele é considerado o “Pai e Mestre da Juventude”.  É popularmente conhecido como Dom Bosco. Como educador, desenvolveu no campo infanto-juvenil e no ensino profissional “o sistema preventivo” em educação, base da pedagogia Salesiana, que consiste em: Razão (inteligência), Amorvelezza (afeto), religião (fé).


Veja Também:

30 dias para o bicentenário de Dom Bosco
A contagem regressiva para grande festa salesiana já começou no Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré). Em comemoração aos 200 anos do nascimento de Dom Bosco, os estudantes, professores e funcionários da escola colégio estão tirando fotos com plaquinhas em homenagem ao santo da juventude. Além disso, um totem com um replica e tamanho natural foi colocado no pátio da escola, local onde todos da instituição começaram a fazer selfie. Esse movimento marcou os 30 dias de preparação para o bicentenário que acontece em 16 de agosto de 2015.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0