30º Nordestão Salesiano movimenta alunos atletas das escolas salesianas do nordeste

Entre os dias 29 de junho e 3 de julho, a cidade de Salvador-BA recebeu cerca de mil jovens atletas para a realização do 30º Nordestão Salesiano, edição do ano do Bicentenário de Dom Bosco. Estudantes provenientes de 17 escolas no Nordeste, entre 7 e 18 anos, do ensino fundamental I ao ensino médio, participaram dos jogos em 13 modalidades diferentes, nas categorias individual e coletiva. O evento esportivo, que neste ano se inspira no tema "Pátio da vida", aconteceu em diversos pontos da cidade.
Escolas salesianas de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia estiveram representados nas competições, além de três instituições convidadas (Colégio São José, Mendel de Vilas e Vitória Régia).  As provas valiam medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, para os três primeiros colocados, e um troféu para a escola campeã. As disputas coletivas foram: dança, vôlei, vôlei de praia, futsal, natação, karatê dô tradicional (Kata), basquetebol e handebol. E as individuais: natação, karatê dô tradicional, judô, xadrez, ginástica rítmica, tênis de mesa e maratona de conhecimento. A ocasião foi“uma oportunidade de despertar a integração e o gosto pela prática esportiva com fins educativos e formativos”, de acordo com o diretor geral das escolas de Salvador, Padre Eliano Queiroz. O evento também visou o despertar de atletas profissionais e olímpicos.
A abertura
A abertura do Nordestão 2015, no dia 29 de junho, foi marcada pela alegria baiana, com muita cor e tecnologia. Este ano, a novidade foi a tocha olímpica eletrônica, com direito a drones, iPhones, telão e aplicativos. A Itaipava Arena Fonte Nova recebeu cerca de 2.000 pessoas, entre atletas, pais, amigos e admiradores que prestigiam o evento.
Houve ainda o desfile das delegações e bandeiras e o espetáculo do grupo “Radioativos”, que mistura percussão, música eletrônica e violino. Após a apresentação das 17 escolas do Nordeste participantes (colégios SDBs e FMAs da RSE e as instituições convidadas), houve um momento de oração.
Na sequência, os convidados e atletas cantaram o hino nacional e a pira olímpica eletrônica foi acesa. Depois da palavra do diretor geral das escolas Salesianas em Salvador, Padre Eliano Queiroz, e do inspetor salesiano do Nordeste, Padre Diego Vanzeta, todos assistiram a uma apresentação artística sobre a história de Dom Bosco, uma referência ao bicentenário (1875-2015), interpretada pelas crianças e jovens das escolas anfitriãs dos jogos. O espetáculo também contou um pouco dos 115 anos do Colégio Salesiano do Salvador e dos 10 anos do Colégio Salesiano Dom Bosco, ambos da capital baiana.

Promessas olímpicas
As escolas salesianas têm um tradição antiga de despertar atletas profissionais, como é o caso de César Cielo e Oscar Schimidt. Atualmente, cerca de 20 jovens estão sendo acompanhados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em vista das Olimpíadas de 2020.
Um dos destaques é o time de basquete do Colégio Sagrado Coração  (Salesiano Recife). Os 12 garotos, todos com idade entre 14 e 16 anos,  representaram o Brasil no Campeonato Mundial Sub 18 na França. Outro importante esporte com atletas salesianos que poderão participar das Olímpiadas de 2020 é a natação. Em destaque, a natação de Salvador, com atletas que já são campeões internacionais em suas categorias.

Destaque na mídia
O Jornal da Manhã, da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo em Salvador, produziu uma matéria sobre o Nordestão. Veja na íntegra aqui.
Cobertura Jovem
Juntamente com a equipe de comunicação das duas escolas salesians de Salvador, trabalharam com muita alegria e profissionalismo na cobertura do Nordestão os Jovens Comunicadores, alunos das duas escolas envolvidos nos projetos educomunicativos. 
Para ver toda cobertura do evento e fotos acesse o site: http://nordestaosalesiano.com.br/ e a fan page do evento no Facebook: https://www.facebook.com/nordestaosalesiano
Fonte: Gigliola Sena / Equipe de Comunicação Nordestão Salesiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0