Salvador: Gincana Cultural Solidária destaca bicentenário


Em clima do bicentenário de Dom Bosco (1815-2015), as turmas do Ensino Fundamental 2 do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) participaram da Gincana Cultural, que teve culminância no sábado (19/07), das 08 às 16h, na sede da escola, em Nazaré. A gincana fez parte do projeto “Sou Salesiano. Qual a minha cara?” e iníciou em maio com atividades de leitura, pesquisas e debates. A gincana, baseada na vida dos Salesianos, com destaque para o fundador, São João Bosco, teve por objetivo central estimular valores salesianos entre os alunos, através de atividades práticas, visando o despertar de uma consciência crítica sobre o contexto social que eles estão inseridos. Não faltaram pessoas vestidas dos santos salesianos, como um aluno que se caracterizou de Miguel Rua e o coordenador de Pastoral, Padre Anderson Avelino, de Dom Bosco.

As equipes receberam algumas atividades antecipadas, como a criação de logomarca para o projeto, divulgação da gincana nas mídias digitais pré-estabelecidas, apresentação de mascote para animação da torcida, grito de guerra, líderes de torcida, tudo imbuído por uma personalidade, um santo ou beata salesiana. Houveram também atividades relâmpago. Como gesto concreto solidário, os estudantes mobilizaram o recolhimento de agasalhos e alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e limpeza, bem como a produção de brinquedos com materiais recicláveis para doação a instituições sociais. 
Sobre a importância de trabalhar projetos como esses com os estudantes, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 2, Ana Cristina Simões, afirma: “é encantador e surpreendente. Encantador pela capacidade de envolver os alunos de forma lúdica, construindo seu saber de acordo com cada vivência, e surpreendente por trazer embutido algo de inesperado. Os alunos são coparticipantes desse processo com tarefas e responsabilidades. A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos. É momento de aprender a conviver, a negociar, a se posicionar, de buscar e selecionar informações e a registrar tudo".

Por: Gigliola Sena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0