Formação catequética nas comunidades salesianas do nordeste


Com a temática “Catequista, educador da fé no mundo contemporâneo”, começaram ontem (14) os tríduos catequéticos em diversas presenças salesianas do nordeste, especialmente paróquias.  A iniciativa tem como objetivo contribuir para melhoria da formação catequética e estimular a criação de um processo continuado nas realidades locais. Até o dia 19 de julho, nove comunidades realizarão a atividade.

Durante os anos de 2008 e 2009 a Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste (juntamente com os até então estudantes de Teologia pertencentes à Inspetoria) preparou dois ricos materiais, que foram publicados e ajudaram às comunidades a realizarem as “semanas catequéticas” no mês de julho daqueles anos, com a presença dos formandos salesianos.

Primeira noite do Tríduo, dia 14,  em Fortaleza/CE
Baseada nesta experiência, a comissão de paróquias sugeriu, durante o Encontro Inspetoria lde Animação Pastoral de outubro de 2013, que a atividade fosse retomada neste ano. Acatada a sugestão, avaliou-se que o formato de 3 dias seria mais viável para atender todas comunidades que quisessem realizá-los. A pedido da Pastoral Juvenil, os atuais estudantes de teologia* prepararam um rico subsídio para realização da atividade. Também, junto com alguns assistentes (tirocinantes) e padres, percorrerão as casas para facilitar o momento formativo. 

O P. Eudes Barreto, delegado inspetorial para Pastoral Juvenil, agradeceu a colaboração dos irmãos salesianos e se mostra esperançoso com a atividade: “o Tríduo Catequético é uma proposta formativa com conteúdos e metodologia direcionada para os (as) catequistas dos oratórios, das Escolas, das Obras Sociais e das Paróquias. Assim sendo, a Pastoral Juvenil Salesiana, que tem como missão tornar Jesus Cristo presente através da ação eclesial nas comunidades cristãs, deseja que esse momento seja realizado e abraçado por todos como  uma dádiva de Deus para a humanidade”.

Para baixar o Subsídio, é só  clicar aqui.

* Estudantes de Teologia que prepararam o subsídio: Enéas Araújo, Marcelo Manoel, Leandro Cavalcanti, Arlan Braga e Délio Mota.


Comunidades (e datas) que realizam os Tríduos  e seus respectivos facilitadores:

14 a 16/07:
01- Aracaju – Arlan Braga  e P. Ilmário Pinheiro
02- Fortaleza – Délio Mota e Éneas Araújo
03- Caétes – Marcelo Manoel  e Mauricio Lima
04- Carpina - Leandro Cavalcanti e Francisco Ataíde

17 a 19/07: 
05- Matriz de Camaragibe – Arlan Braga e Magno Xavier
06- Areia Branca – Délio Mota e Carlos Alberto
07- Recife/Bongi – Lopes Junior e Marcelo Manoel
08- Recife/Sagrado Coração de Jesus – Leandro Cavalcanti e P. Cleyton Coutinho
09- João Pessoa – Éneas Araújo e P. Sérgio Aquino

 -----------------------------
Por: Jakeline Lira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0