Salvador: Salesianos e Professores da RSE fazem Mestrado em convênio com renomada universidade chilena

Uma iniciativa internacional de “Mestrado em Educação” está sendo aplicada de forma inédita na capital baiana com um grupo de 40 professores das Escolas Salesianas em Salvador e de outras unidades do Nordeste da Rede Salesiana de Escolas (RSE). O curso, viabilizado através de convênio entre o a Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, o Colégio Dom Bosco (Paralela) e a Universidad de Santiago do Chile (USACH), foi resultado de uma visita técnica da direção e coordenação pedagógica da gestora do Polo Nordeste da RSE, juntamente com o diretor da época do Colégio, Padre Raimundo Nonato, em 2011 ao Chile. O curso stricto sensu tem duas linhas de pesquisa: Gestão Educacional e Currículo & Avaliação. O mestrado interinstitucional, que serve como instrumento de formação continuada para os professores, foi iniciado no ano passado com aulas presenciais semestrais (utilização de plataforma virtual) e tem previsão de defesa de dissertações em janeiro de 2015 na sede da instituição de ensino superior chilena.
De acordo com a gestora da RSE do Pólo-Nordeste, Valéria Rodrigues, o objetivo é proporcionar aos educadores melhorias em sua atividade profissional e a possibilidade de se tornarem pesquisadores na área, além de validar a formação continuada de atualização e qualificação profissional feita pela rede. “Esse mestrado possibilita aos professores ressignificarem a prática deles, tornando-as mais efetivas e atuais. Traduzir a teoria em prática, tornando-a mais significativa, a partir da sua história profissional e, depois, da educação chilena, uma referência no continente sul americano”, explica.
O coordenador do mestrado, o professor-doutor chileno, Daniel Rios, acredita que o curso vai gerar desdobramentos positivos na qualidade do ensino oferecido nos colégios aonde atuam os mestrandos. “Esse mestrado deve ter impacto muito forte na aprendizagem porque vai melhorar a gestão de direção de escola e na gestão pedagógica nas dimensões de currículo e avaliação. Os de uma linha de pesquisa vão melhorar na gestão escolar em planejamento estratégico, gestão administrativa e gestão financeira e os da outra linha, no estudo dos problemas educacionais, escolares e de sala de aula”, ressalta.

Depoimentos
Mestranda na linha de pesquisa de gestão educacional, a coordenadora geral do colégio, Cristina França, destaca que a visita às escolas chilenas trouxe para o Salesiano Dom Bosco a experiência da chamada “prova do livro” (avaliação pedagógica a partir de leitura de obras de vários gêneros) e que o mestrado dará suporte inovador para a prática de ensino. “A experiência do mestrado tem sido rica porque os professores chilenos dão aula em espanhol, mas eles têm feito esforços para serem entendidos pelos alunos. A relação de mestrando-professor tem sido marcada pela confiança, trocas significativas e aquisição de conhecimento”, revela.

Um maior refinamento na prática profissional em sala de aula é visto como um dos desdobramentos do mestrado pelo professor de História da Arte, Engelis Oliveira, que faz a linha de pesquisa de avaliação e currículo, “O curso vai possibilitar agregar novas competências para avaliar e entender de forma mais eficaz o conceito de currículo, em suas mais variadas possibilidades”, salienta. 

*Neste módulo, as aulas aconteceram de 13 a 24 de janeiro.

Por: Gigliola Sena

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