Salvador: Salesianos e Professores da RSE fazem Mestrado em convênio com renomada universidade chilena
Uma
iniciativa internacional de “Mestrado em Educação” está sendo aplicada de forma
inédita na capital baiana com um grupo de 40 professores das Escolas Salesianas
em Salvador e de outras unidades do Nordeste da Rede Salesiana de Escolas
(RSE). O curso, viabilizado através de convênio entre o a Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, o Colégio Dom Bosco (Paralela) e a Universidad
de Santiago do Chile (USACH), foi resultado de uma visita técnica da
direção e coordenação pedagógica da gestora do Polo Nordeste da RSE, juntamente
com o diretor da época do Colégio, Padre Raimundo Nonato, em 2011 ao Chile. O curso
stricto sensu tem duas linhas de pesquisa: Gestão Educacional e Currículo &
Avaliação. O mestrado interinstitucional, que serve como instrumento de
formação continuada para os professores, foi iniciado no ano passado com aulas
presenciais semestrais (utilização de plataforma virtual) e tem previsão de
defesa de dissertações em janeiro de 2015 na sede da instituição de ensino
superior chilena.
De
acordo com a gestora da RSE do Pólo-Nordeste, Valéria Rodrigues, o objetivo é
proporcionar aos educadores melhorias em sua atividade profissional e a
possibilidade de se tornarem pesquisadores na área, além de validar a formação
continuada de atualização e qualificação profissional feita pela rede. “Esse
mestrado possibilita aos professores ressignificarem a prática deles,
tornando-as mais efetivas e atuais. Traduzir a teoria em prática, tornando-a
mais significativa, a partir da sua história profissional e, depois, da
educação chilena, uma referência no continente sul americano”, explica.
O
coordenador do mestrado, o professor-doutor chileno, Daniel Rios, acredita que
o curso vai gerar desdobramentos positivos na qualidade do ensino oferecido nos
colégios aonde atuam os mestrandos. “Esse mestrado deve ter impacto muito forte
na aprendizagem porque vai melhorar a gestão de direção de escola e na gestão
pedagógica nas dimensões de currículo e avaliação. Os de uma linha de pesquisa
vão melhorar na gestão escolar em planejamento estratégico, gestão
administrativa e gestão financeira e os da outra linha, no estudo dos problemas
educacionais, escolares e de sala de aula”, ressalta.
Depoimentos
Mestranda
na linha de pesquisa de gestão educacional, a coordenadora geral do colégio,
Cristina França, destaca que a visita às escolas chilenas trouxe para o
Salesiano Dom Bosco a experiência da chamada “prova do livro” (avaliação
pedagógica a partir de leitura de obras de vários gêneros) e que o mestrado
dará suporte inovador para a prática de ensino. “A experiência do mestrado tem
sido rica porque os professores chilenos dão aula em espanhol, mas eles têm
feito esforços para serem entendidos pelos alunos. A relação de
mestrando-professor tem sido marcada pela confiança, trocas significativas e
aquisição de conhecimento”, revela.
Um
maior refinamento na prática profissional em sala de aula é visto como um dos
desdobramentos do mestrado pelo professor de História da Arte, Engelis
Oliveira, que faz a linha de pesquisa de avaliação e currículo, “O curso vai
possibilitar agregar novas competências para avaliar e entender de forma mais
eficaz o conceito de currículo, em suas mais variadas possibilidades”,
salienta.
*Neste módulo, as aulas aconteceram de 13 a 24 de janeiro.
Por: Gigliola Sena
*Neste módulo, as aulas aconteceram de 13 a 24 de janeiro.
Por: Gigliola Sena
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