AUTO DE NATAL NO ORATÓRIO DE GRAMORÉ

Baile do Menino Deus, auto de Natal, com músicas, é criado em oposição à maciça difusão, no Brasil, do imaginário natalino de inspiração europeia. Em vez de papais-noéis, renas e trenós, esse alegre musical leva ao palco figuras típicas da cultura popular nordestina, como o Mateus, o Jaraguá , o bumba meu boi, ou os caboclinhos, todos embalados por canções originais, inspiradas nos ritmos e nas tradições da região. Distante de qualquer traço realista-naturalista, a cena é marcada pela utilização poética dos elementos tradicionais dos folguedos nordestinos. Como no reisado ou no bumba meu boi, cenários, figurinos e adereços, em vez de pretenderem transportar o público para o tempo-espaço da fábula apresentada, desejam reforçar, com seu colorido e com sua inventividade, o caráter festivo da representação.
Refletindo sobre o extraordinário poder de comunicação do Baile do Menino Deus, a escritora Ruth Rocha diz: “É uma peça de Natal que faz adultos e crianças rir e se emocionar, com sua estrutura simples, sem rodeios, capaz de falar ao coração de qualquer pessoa. Uma peça de Natal que não valoriza as compras nem a comilança da festa, mas elege, como foco principal, o Menino Deus e o que ele representa, como símbolo do renascimento e da esperança”.
Foi assim que as crianças e os adolescentes do Oratório Dom Bosco de Gramoré apresentaram o AUTO DE NATAL no último dia 17 no Ginásio Dom Bosco. O Ginásio ficou lotado para assisti a apresentação. Graças a Deus chegamos ao fim de mais um ano de muito trabalho e dedicação de todos, a fim de que o Oratório possa acolher e cuidar dos mais pobres da Zona Norte de Natal. Viva o Menino Deus, viva Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora.

Veja mais em http://www.domboscogramore.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=188:-auto-de-natal-no-oratorio-de-gramore&catid=3

Enviado por: Gilson - Informática/ CEDB-Gramoré

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0