NATAL E PARNAMIRIM, RN – Colégios Salesianos | Projeto “Escola sem bullying”

Imagem: Divulgação

Com o intuito de conscientizar os pais sobre a importância de educar, cuidar e vigiar qualquer mudança de comportamento dos seus filhos, bem como o ambiente escolar para que não ocorra qualquer tipo de violência, inclusive o bullying, os Colégios Salesianos do RN promoveram o lançamento do projeto “Escola sem bullying”.

Composto por diversas etapas, o primeiro momento foi realizado para os pais dos educandos para apresentar o projeto e para enfatizar a importância da participação dos pais no cotidiano educacional dos filhos.

A implementação do “Escola sem bullying” será feita pela empresa curitibana Abrace Programas Preventivos, especializada em prevenção de bullying, assédio moral e promoção da vida, que auxilia escolas e instituições de ensino na criação e aplicação de projetos que enfatizem essencialmente a prevenção da violência escolar, e promovam saúde socioemocional. A consultoria é referência no segmento e o projeto possui eficácia reconhecida nacionalmente, contando com a metodologia do maior programa de combate ao bullying do mundo.

Dentre as etapas do projeto, estão inclusos os cursos de capacitação para um comitê gestor em cada unidade escolar; apresentação para a comunidade educativa e execução de atividades específicas para os educandos. Desta forma será possível ampliar o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, capacitar educadores e conscientizar pais e responsáveis.

Colaboradores são capacitados para atuar na prevenção e combate ao bullying

Imagem: Divulgação
Neste sábado (03), aconteceu mais uma etapa importante da implementação do projeto “Escola sem Bullying”, desenvolvido pelo Colégio Salesiano em parceria com a Abrace Programas Preventivos. Cerca de 300 colaboradores, entre educadores, funcionários da área administrativa e de serviços gerais, gestores, pais e alunos participaram de uma manhã de capacitação. A ideia é engajar toda a comunidade educativa na prevenção e combate ao bullying, através da sensibilização e capacitação para atuação efetiva no ambiente escolar.

O treinamento foi conduzido por Benjamim Horta, diretor geral da Abrace Programas Preventivos. 

Além de apresentar um panorama geral sobre o Bullying – conceitos, formas de identificar, consequências e principais características das vítimas e agressores – o palestrante falou sobre estratégias e formas de intervenção que têm como principais objetivos proteger a vítima, conscientizar e acompanhar os grupos envolvidos nos casos de bullying. Na ocasião, o público presente também conheceu os integrantes das comissões gestoras do projeto das unidades Dom Bosco e São José.

Por Cileide Siqueira, Comunicação Salesiano Parnamirim-RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0