Salvador // Inspetoria Salesiana do Nordeste e Colégio Salesiano Dom Bosco promovem II Módulo do Mestrado com universidade chilena

Curso em educação é destinado para professores da Rede Salesiana de Escolas da região Nordeste


O Salesiano Dom Bosco (Paralela) promove um Mestrado em Educação, através de convênio com a Universidad de Santiago do Chile, uma das mais destacadas instituições de ensino superior da América do Sul, voltado ao seu corpo docente e também para professores de outras unidades da Rede Salesiana de Escolas (RSE). O curso, com duas linhas de pesquisa (Gestão Educacional e Currículo e Avaliação), é ministrado com aulas em espanhol com utilização de textos em espanhol e português. O mestrado foi iniciado em janeiro deste ano e, neste mês de julho, está no seu segundo módulo de aulas presenciais realizadas no colégio.  

O objetivo da iniciativa pedagógica é proporcionar aos educadores melhorias em sua atividade profissional e a possibilidade de se tornarem pesquisadores na área, além de validar a formação continuada de atualização e qualificação profissional feita pela RSE. O corpo docente do curso é formado por professores da universidade chilena e os módulos serão viabilizados no formato presencial, sempre nos meses de janeiro e julho, com acompanhamento semestral feito através da plataforma moodle para monitoramento das produções acadêmicas.

As exigências de pré-requisição foram formação em curso superior na área de educação de quatro anos e experiência de, no mínimo, dois anos atuando no espaço educativo formal. A primeira turma do mestrado é formada por 40 professores e uma segunda turma está sendo  projetada para o ano de 2015.

O segundo módulo de disciplinas, com aulas iniciadas no último dia 02 e que serão encerradas no próximo dia 19, envolve as seguintes disciplinas comuns para as duas linhas de pesquisa: a educação e seu contexto de aprendizagem; megatendências educativas; novas tecnologias de informação e comunicação em educação; filosofia de educação. Esta semana serão ministradas para os alunos da linha de pesquisa em gestão e educação as seguintes disciplinas: teorias administrativas e normativas organizacionais da educação e questão curricular. Para a linha de pesquisa de currículo e avaliação, as disciplinas são: módulos contemporâneos para desenvolvimento de currículo e transversalidade de valores no desenvolvimento de currículos. Os professores desse módulo são Jaime Caiceo, Saul Contreiras, Miguel Hernandez e Daniel Rios.    

O primeiro módulo abordou as diferenças comparativas entre os processos de ensino no Brasil e no Chile e sua relação com a aprendizagem, as tendências educação no século XX e as perspectivas do século XXI com a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação na educação. A equipe de professores do primeiro módulo incluiu os chilenos Jaime Retamel, Jaime Caiceo, Juan Silva, Saul Contreiras e Daniel Rios, além do professor da Unesp, Carlos Fonseca Brandão, como convidado especial.
O grupo de 40 alunos inclui professores, inclusive professoras (irmãs educadoras das Filhas de Maria Auxliadora), do universo de colégios que incluem o Salesiano Dom Bosco (Paralela) e o Salesiano (Liceu), e outras unidades da Rede Salesiana de Escolas (RSE): Juazeiro (Ce), Recife (Pe), Natal e Paramirim (RN), além sacerdotes salesianos e um irmão de Jaboatão (PB).
A iniciativa conta com a coordenação pedagógica do professor Daniel Rios e Saul Contreiras, acompanhamento da gestora do Polo Nordeste da RSE, Valéria Rodrigues, que integra também a Comissão de Educação da Inspetoria Nordeste da RSE, e do diretor do Salesiano Dom Bosco, Pe. Raimundo Nonato.
De acordo com a QS Rankings, a Universidad de Santiago do Chile, com seus 164 anos de história, está entre as 10 melhores da América Latina. 

Por: Gigliola Sena e Claudio Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0