Natal: Alunos se destacam na escrita e nas pistas

Aluna do Salesiano São José recebe premiação


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos entregou na sexta-feira (19) a premiação do 42º Concurso Internacional de redação de cartas 2013, promovido pela União Postal Universal (UPU). A aluna Caroline Laís Bezerra, do colégio Salesiano São José, foi a vencedora da fase estadual concorrendo com alunos de escolas públicas e privadas de todo o Rio Grande do Norte.

O coordenador de comunicação e marketing dos Correios, Mauro José da Silva, foi o responsável pela entrega do prêmio à estudante, um tablet. O colégio Salesiano São José também foi premiado com um computador.
Ao saber do resultado do concurso, Caroline Laís ficou surpresa com o êxito e declarou que “mesmo gostando muito de escrever não esperava que pudesse vencer todos os concorrentes.” Na classificação nacional, a estudante conquistou a 10ª colocação. 
A comissão julgadora do concurso avaliou três itens nas redações: coerência no desenvolvimento e com o tema proposto, relevância internacional levando em conta a particularidade de cada local e criatividade na abordagem do tema. Este ano a temática abordada foi “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”.
Sobre o Concurso
Com sede em Berna, na Suíça, a UPU promove o concurso anualmente com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. No Brasil, os Correios são os responsáveis pela organização do processo que é dividido em três fases: escolar, estadual e nacional. Na fase estadual são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional.


Aluno do Salesiano São José se destaca nas pistas do kart nacional

Com apenas 11 anos de idade o aluno Guilherme Barreto, do 6º ano B do colégio Salesiano São José, já se destaca nas pistas do automobilismo brasileiro. Piloto de kart, o estudante está em sua terceira temporada do esporte e confiante para os próximos desafios.
A mais recente conquista de Guilherme aconteceu no Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no período de 8 a 13 de julho no estado do Espírito Santo, onde garantiu a oitava posição geral competindo com cerca de 200 atletas de todo o país. Durante o primeiro semestre de 2013, o jovem piloto terminou o Campeonato Pernambucano como líder na categoria júnior, competindo com meninos de até 13 anos.
A Copa das Federações e do Brasil também já carimbaram o currículo do atleta que agora treina com determinação para a Copa do Nordeste, a qual será realizada no mês de setembro no estado do Ceará, em Fortaleza. “Estou me dedicando aos treinos para voltar com mais uma vitória”, declara Guilherme Barreto, que precisa se deslocar até a cidade do Recife para treinar, já que a pista de automobilismo de Natal foi desativada em virtude da construção da Arena das Dunas para a Copa do Mundo de 2014.
Para finalizar a temporada do ano de 2013, Guilherme competirá no Campeonato Europeu no final do segundo semestre. Será mais um grande desafio para a carreira deste jovem piloto.

Por: Cileide Siqueira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0