Mês mariano da Juventude Salesiana

As já tradicionais Romarias Jovens e muitas outras atividades como Tarde Mariana, Encontrões e Vigílias deixaram o mês de maio ainda mais movimentado e cheio de fé para os jovens da Articulação da Juventude Salesiana do Nordeste.


ROMARIAS JOVENS


Foram realizadas Romarias em Gramoré- Natal, Caetés- Abreu e Lima (Região Metropolitana de Recife), Lajedo, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Matriz de Camaragibe. A arte do cartaz e o tema - "Maria, mãe do amor. Acolhe-nos em teu coração" - como todos os anos, foram definidos em Conselho inspetorial da AJS e adotados por a AJS de cada local que decidiu realizar o evento.



Vejamos algumas fotos e relatos:



Romaria Jovem do Recife  ( Caetés - Abreu  e Lima)
Por Gabriela Brito


No último domingo, dia 21, foi realizada a 26° Romaria Jovem do Recife, na Paróquia São João Bosco, em Caetés I, Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. O evento reuniu cerca de 200 participantes, incluindo jovens de diversas casas salesianas como Gravatá, Jaboatão Colônia, Jaboatão Curado, Recife-Várzea, Recife-Basílica Sagrado Coração de Jesus e Caetés-Abreu e Lima. O evento também contou com a presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmãs Medianeiras da Paz, Salesiano de Dom Bosco, Salesiano Cooperador e ADMA.

A celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Antônio Gomes, pároco da Paróquia São João Bosco e referencial da juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife. Durante a homilia, Pe. Antônio falou da força do elo de comunhão com Deus, pois a nossa vida foi o primeiro lugar que Deus santificou e o batismo nos consagrou. Falou também da importância da dignidade de cada vida, que Maria é por excelência o templo do espírito santo e nos convida a reconhecer que nós igreja de Cristo somos também templos do Espírito Santo. 

A caminhada foi animada pela Banda Filhos do Céu, da Paróquia salesiana de Caetés- São João Bosco. Durante a Romaria, ocorreram as apresentações culturais de coreografia e música, trazida por grupos juvenis ligados à Articulação da Juventude Salesiana. Estas apresentações destacaram o amor pela nossa Santa Mãe Maria, Virgem, Jovem e Esposa devota que na sua meninice se doou inteira a Deus, sendo um exemplo de amor e de juventude.
Um dos momentos emocionantes ocorreu durante a passagem em frente ao Cotel e a Funase, que abriga muitos jovens, perdidos pela falta de fé e sem esperança. A Juventude salesiana louvou pela vida de todos eles, deixando uma mensagem de amor e paz, que Cristo não abandona seus filhos e, que apesar de tudo, Deus nos ama muito e sempre está conosco.

Na chegada à Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, em Caetés II, Abreu e Lima, todos receberam a benção de Nossa Senhora Auxiliadora. O momento de encerramento foi com a partilha das experiências dos jovens e a importância da Romaria para cada um deles.

“A Romaria foi ótima! Louvar à Maria através de músicas, de cantos no meio da rua é uma nova forma de evangelização, é muito bom, pra gente que está começando e até mesmo para aqueles que já são da AJS. E os que não são fica o convite para participar dessa grande família que é a Articulação da Juventude Salesiana”, relatou a jovem aspirante Juliana Nascimento.
O padre Antônio Gomes destacou a empolgação dos jovens: “Embalados pelo tema, os jovens caminharam declarando seu amor a Maria, no coração do mês de maio no ano Mariano”.
Mais um ano a juventude salesiana trouxe o evangelho através da alegria e devoção à mãe do Nosso Senhor Jesus Cristo.
4ª Romaria Jovem em Lajedo-PE
Por: AJS Lajedo - Equipe de Comunicação
No dia 21 de Maio de 2017, aconteceu a 4ª Romaria Jovem em Lajedo-PE. Iniciando com a Celebração Eucarística na Capela do Divino Espírito Santo presidida pelo Padre Emerson José de Melo,SDB. Após a Celebração os Jovens embalados pela banda HP seguiram em caminhada, até a Comunidade Salesiano de Imaculada , onde aconteceu um momento de Adoração dirigido pelo Irmão José Maria, SDB.

Romaria João Pessoa
Por: AJS João Pessoa

Em 28 de maio de 2017, com o tema "Maria, mãe do amor. Acolhe-nos em teu coração", realizamos a 5ª Romaria Jovem em nossa casa. Mesmo com o tempo chuvoso, mais um ano fomos as ruas mostrar o quanto é bom ser filho de Maria, o quanto é bom ser salesiano.

Nosso dia começou com a missa na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, celebrada pelo Padre Inspetor Nivaldo Pessinatti sdb, também pelo Padre Leandro sdb, o Padre Sérgio sdb e pelo Padre César sdb. A missa ficou na responsabilidade do Ministério de Música Som de Unção e pela Juventude Conceição. Logo em seguida, saimos em caminhada com muita animação puxada pelo Ministério de Música Adoração Divina, que por todo o caminho, falou sobre a importância de Maria em nossas vidas. A nossa primeira parada foi na Comunidade Santa Clara, onde tivemos um momento de reflexão com a fala do Irmão Eunildo CM. Depois então seguimos pelas ruas até a segunda parada, na praça Encanto Verde, onde tivemos a fala de Paulo Henrique sdb que com uma frase de Dom Bosco, trouxe uma bela mensagem sobre nossa Mãe. E a caminhada continuou até a chegada na Matriz Nossa Senhora das Dores, onde o Ministério de Música Identidade Salesiana fez um momento de animação, que usando vários ritmos movimentou a todos. Também teve apresentação de dança também do Ministério Identidade Salesiana. Toda trajetória foi acompanhada também pelo nosso diretor, Padre Leoni Nascimento. Encerrando nossa Romaria Jovem 2017, tivemos a benção de Nossa Senhora, confirmando mais uma vez, que somos amados por Ela e acolhidos em seu coração.

Destacando as presenças da Casa Salesiana de Carpina-PE, da AJS Recife, da AJS Areia Branca, das Irmãs Salesianas FMA, da Comissão Inspetorial da AJS, do Padre Inspetor, do EJC de Santa Clara, e de nosso parceiro, Tibério Limeira.



Somos gratos por todos que estiverem conosco, que fizeram mais uma Romaria Jovem se tornar um momento único. Mais uma missão cumprida, mais uma vez renovados pelo amor dEla.



Salvador – TARDE Mariana



Seguindo o mesmo tema das Romarias, no dia 20 de maio (Sábado), aconteceu a Tarde Mariana no Colégio Salesiano do Salvador. O evento produzido pelas Pastorais das duas escolas Salesianas reuniu cerca de 100 pessoas, dentre jovens e adultos. A animação foi por conta da banda Os Magones (banda pastoral) e Hadro Kirie. Houve ainda um bate-papo, coordenado pelo salesiano Padre Eudes Barreto, delegado inspetorial da Pastoral juvenil e da AJS, além de apresentações de dança e teatro. 

Aracaju realiza o Encontrão Jovem (O Sonho)

Como tradição, aconteceu no dia 7 de maio mais um Encontrão Jovem “O Sonho”, organizado pela AJS (Articulação da Juventude Salesiana) e Pastoral do Salesiano Aracaju. Nesta edição reuniram-se cerca de 120 jovens. O encontro foi preenchido de momentos significantes de fé, vivenciados pelos jovens, sendo bastante proveitoso e rico em experiências com Deus. O objetivo do Sonho neste ano foi o conhecimento aprofundado em Maria, em virtude do Ano Mariano proposto pela Igreja como temática a ser proposta nas várias ações pastorais. Missa, adoração, palestras, dinâmicas e muita música embalaram todo o dia. O encontro teve também um lado solidário, visto que cada jovem participante doou dois litros de água mineral que foram destinadas às famílias do alto sertão do Estado de Sergipe.




Por: Andreza Nonato

Fortaleza realiza Vigília Jovem

A Articulação da Juventude Salesiana de Fortaleza, realizou na noite deste sábado (06), A VIGÍLIA JOVEM 2017.
A vigília iniciou-se ás 20h com a Celebração Eucarística, presidida por Pe. Arlan Braga no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco, posteriormente os jovens da Comunidade Missionária Dom Bosco, fizeram a acolhida com muito louvor e animação, seguindo com uma dinâmica de apresentação, onde puderam conhecer um ao outro e firmar novas amizades. 
A programação seguiu com um momento onde o Pe. João Carlos, conversou com os participantes sobre os missionários salesianos e o dia mundial de oração pelas vocações, assunto que também foi tratado na adoração. Logo após, foi proporcionado uma reflexão sobre as missões evangelizadoras nas comunidades indígenas, a partir daí a juventude foi dívida em três grupos, onde puderam conhecer melhor a história e também a vida do Salesiano Zeferino Namuncurá e Nossa Senhora de Guadalupe. A vigília prosseguiu, com os momentos de partilha, lanche, lazer, adoração ao Santíssimo que é ápice da vigília e a Benção de Nossa Senhora Auxiliadora ás 06:00h da manhã encerrando o evento.
A vigília acontece todos os anos, com o intuito de proporcionar a esses jovens a vivência do amor de Jesus, fortalecendo com muito fervor a fé de cada um. E como já dizia nosso pai e mestre Dom Bosco: “Santidade é Alegria!”.

Fonte: AJS - Fortaleza


Natal:  VIGÍLIA JOVEM REÚNE MAIS DE 100 JOVENS EM TARDE ESPECIAL DE ORAÇÃO

Na tarde do sábado (13/05), foi realizada mais uma edição da Vigília Jovem no Colégio Salesiano São José em Natal-RN. O evento reuniu mais de 100 alunos do 9° ano à 3ª série, que vivenciaram importantes momentos de partilha, reflexão e aprofundamento da fé. A programação começou com acolhida e animação, no pátio do colégio. Após a abertura, os alunos percorreram as quatro estações, em oração e meditação: a agonia de Jesus, o encontro com a Sua Mãe, o calvário e a ressureição. Durante todo o evento, o Diretor Geral, Padre Robson Barros, esteve à disposição dos jovens para confissões. Após a reflexão, houve uma pausa para o lanche e, em seguida, os participantes se dirigiram ao auditório para ponto alto da Vigília Jovem: o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Por: Marcela Mendes – Coordenadora de Comunicação



Matriz de Camaragibe: ESPIRITUALDIADE MARIANA


No  domingo, 14 de maio, o conselho local da AJS de Matriz de Camaragibe-AL se reuniu para uma tarde de espiritualidade mariana. Foi um momento preparado para colocar os Conselheiros no clima de preparação da Romaria Jovem que acontecerá no dia 28 de maio.


Areia Branca: Peregrinação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora

Durante todo mês de maio os grupos jovens articulados pela AJS em Areia Branca-RN estarão em peregrinação por toda Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, se preparando e rezando junto com Maria, pela Festa de Auxiliadora e pela Romaria Jovem 2017. Esse ano a Romaria Jovem tem como tema: Maria, mãe do amor! Acolhe-nos em teu coração. Acontecerá no dia 20 de maio, desejamos que todos os jovens e a comunidade paroquial possa estar presente para melhor celebrar a festa da nossa Mãe. 
(Paula Menezes - Coordenadora da AJS em Areia Branca-RN)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0