Seminário de encerramento no Programa Motirõ, do FICAS, celebra parceria com Salesianos do nordeste


No dia  dia 4 de dezembro  foi realizado em Recife o Seminário de Encerramento do Programa Motirõ 2013, com a presença de todas entidades participantes e parceiras. O evento aconteceu na sede da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios (EDBAO), unidade de assistência social salesiana.

O programa Motirõ  é uma parceria estratégica do FICAS, CASA7 Memórias e Aprendizagens e Instituto C&A  e tem como proposta colaborar, sensibilizar e mobilizar as equipes na busca permanente do  fortalecimento institucional, visando contribuir para o aprimoramento do trabalho das instituições nas áreas de gestão, sociopolítica e técnica.

Dentre as entidades selecionadas para participar nesta segunda edição na capital pernambucana, esteve a Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil. Iniciado em abril, participaram 6 pessoas, ligadas à equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento (SPD) da instituição e à EDBAO , divididos em 2 turmas.  Além disso,  no decorrer destes meses , a coordenadora  Luciana Pionório, responsável pelo núcleo nordeste do FICAS, veio duas vezes na Casa inspetorial e realizou encontros de construção de conhecimento e reflexão com toda equipe que trabalha na sede da Inspetoria e também parte da Equipe da EDBAO.  

Marta Lúcia, coordenadora da SPD, que participou na turma relacionada ao foco da Gestão, coordenada pelo FICAS, pontuou sobre estes 8 meses de encontros semanais: “Possibilitou que a instituição olhasse mais profundamente para sua trajetória, papel nas mudanças sociais, arquitetura organizacional, sustentabilidade, parcerias, articulação, trabalho em redes, concepções do ser humano, sociedade, prática educativa, papéis e funções, capacitação de seu RH, importância do planejamento e comunicação”. 

A Casa Inspetorial de Recife também emprestou seu espaço físico para realização destes encontros semanais .  Segundo Franklin Felix, coordenador político-estratégico do Ficas, que já conhecia um pouco o trabalho dos Salesianos de São Paulo, onde mora, a parceria desenvolvida aqui no nordeste foi  essencial e uma grata  e providencial surpresa no decorrer da caminhada : “Além de ser uma organização séria, nos apoiou em tudo que a gente precisou, nos apoiou com espaço, com a generosidade, sabe este 'fazer Salesiano', este  'jeito Salesiano' que vocês tanto falam? Isso e muito verdade. Foram muito acolhedores.  Foi uma parceria importante em todos os sentidos:  primeiro, espaço físico e depois no fortalecimento  das outras organizações”

Em relação a todo projeto, Franklin, que  acompanhou todo projeto e coordenou vários encontros,  afirmou com muita satisfação: “Perceber como as organizações cresceram, isto nos deixa muito feliz. Uma organização que inicia cheia de fragilidades e  você pode vê-la no  final fazer um plano de desenvolvimento institucional.. é ver  que seu trabalho deu resultados” .

D. Marta também acrescentou:  Além desses aspectos, o aprendizado decorrente da troca de experiências entre as ONGs envolvidas no processo muito contribuiu para aprofundar reflexões com base em um contexto real, dimensionado e datado. E, de fato, todas organizações tiveram que elaborar  um plano de fortalecimento institucional com reflexões e planejamento,  corroborando o diálogo entre produção de conhecimentos e prática organizacional.”

Os encontros também trouxeram novas amizades  pessoais e institucionais e mais visibilidade para o trabalho social salesiano local e nacional. Muitos dos participantes não tinham a dimensão  do tamanho deste trabalho e conheceram um pouco também, pela convivência e conversas, a  Rede Salesiana de Ação Social.

Durante o Seminário de Encerramento, os participantes da formação foram responsáveis por facilitar oficinas sobre os temas trabalhados ao longo dos últimos meses, tanto pelo FICAS como pela CASA7. Identidade, articulação e atuação foram alguns deles. Para este momento, outros colaboradores das nove instituições participantes se fizeram presentes, além de demais interessados que se inscreveram previamente.

Na ocasião, o P. Gilvan Galdino, diretor da EDBAO e participante desta edição do projeto, fez questão de  agradecer a presença de todos e deixar claro que as portas da instituição estariam sempre abertas.  Ideia compartilhada pela equipe do FICAS: “esperamos que esta parceria se renove”,  afirmou Franklin. 


Por: Jakeline Lira
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0