RECIFE// Escola de Pais começa o ano tratando de bullying e cyberbullying


No dia 30 de abril, teve início o quarto ano da Escola de Pais, no Colégio Salesiano Sagrado Coração. Tendo como direcionamento o tema “Bullying e Cyberbullying: como identificar e o que fazer”, a Escola propôs a pais e alunos o diálogo e o momento de esclarecer todas as dúvidas.

A manhã começou com a exposição de dois trabalhos destaques dos 8ºs e 9ºs anos que trabalharam o assunto na aula de Ensino Religioso, sob orientação do professor, Francisco Bezerra. Após apresentação dos trabalhos, o professor tomou a frente e conceituou, para o público de pais e alunos, o que era o bullying e todos os perigos desse tipo de violência. Em sua fala, o Francisco frisa que o bullying é “o resultado de uma violência que o agressor sobre/sofreu em outro nível, que não o escolar”.

A segunda fala ficou ao cargo do psicólogo Marcelo Freitas – pai de aluno – que conversou sobre a relação entre a opressão do agressor e a reprodução dessa violência em colegas que apresentam imagem/jeito mais frágil que ele, também discutiu como família e escola deve identificar e trabalhar o fim da agressão-original, para que as relações sociais do agressor sejam corrigidas e não gerem mais vítimas.

Numa sociedade em que as mídias sociais intensificam qualquer imagem ou fala, conquista os jovens e cria uma juventude de sentimentos hiperbólicos que amam e odeiam em um mesmo segundo, e cansam muito rápido de uma ideia, querendo logo consumir algo mais novo, a assessora de tecnologia educacional do Salesiano, Joselma Oliveira, apresentou o ‘Cyberbullying” – o bullying digital.

De acordo com a assessora, o cyberbullying tem resultado mais agressivo que o antecessor, pois, a rede de internet, pode proteger a identidade do agressor, além de conseguir expor uma pessoa à humilhação pública vitalícia – sabendo-se que algo que é posto na internet não pode ser apagado por completo, permanecendo on-line até que caia no esquecimento. O cyberbullying também desconstrói a imagem do tradicional “valentão”, uma vez que a maioria dos ‘perfis’ agressores são de pessoas que, fora da internet, também sobrem algum tipo de assédio moral devido a sua imagem e/ou comportamento.

Seguindo a manhã de palestras, os advogados, Leonardo Barbosa e Pedro Lustosa, conversaram sobre como identificar um crime (calúnia e difamação, assédio moral, racismo) e até onde uma família pode procurar na justiça a punição dos agressores. Terminadas as explanações, foi aberta a mesa redonda para perguntas do público, que questionaram sobre os efeitos no bullying no desenvolvimento de um jovem, sobre as responsabilidades legais da família e da escola sobre as ações dos agressores, e como fazer para denunciar o cyberbullying.

Atualização do Formato

Nos três primeiros anos da Escola de Pais, o encontro mensal concentrou-se no estudo sobre um tema, com a presença de um especialista. Para este ano, a equipe de orientadores educacionais e psicólogos, coordenada pela orientadora Roselis Alves, preparou um projeto que busca envolver também os estudantes e professores nos temas discutidos pelos pais.

Ao término do evento, os pais presentes foram reunidos para uma avaliação acerca do novo formato do projeto, estimulando o envolvimento de outros atores da comunidade educativa. Para este ano, os temas da Escola de Pais também serão temas transversais estudados em sala de aula. Os próximos encontros preveem temas a serem estudados pelos pais na mesma dinâmica: educação sexual, estudo domiciliar, projeto de vida, nerurociência, saúde.

Bullying, aqui no Salé não!

Durante a manhã da Escola de Pais, estiveram espalhados pelos corredores do colégio, 30 cartazes antibullying desenvolvidos pelos alunos dos 8ºs e 9ºs anos, num trabalho orientado pelo professor Francisco Bezerra.

Elton di Assis, Coordenador de Comunicação do Colégio Salesiano Sagrado Coração e Faculdade Salesiana do Nordeste.
Fonte: http://www.salesianorecife.com.br/noticias/ler-noticia/id/512

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0