Festejos juninos no Nordeste Salesiano

A chegada do mês de junho na maioria dos estados do Nordeste do Brasil representa um período de festa e fartura. A alegria é pelos festejos juninos, que refletem forte identidade cultural da região. O nome"São João” não remete apenas à data específica (24/06) e aosanto, mas se tornou sinônimo do tipo de festa realizada, com muito forró, comidas e danças típicas, como as “quadrilhas” e o forró.
Em nossas casas salesianas localizadas na região e inculturadas, estes festejos não poderiam faltar. Na maioria de nossas escolas o homenageado foi cantor e compositor Luiz Gonzaga, considerado o “rei do baião”, que se estivese vivo completaria 100 anos em 2012 . Como colocou o diretor do Salesiano Recife, sobre o valor pedagógico da Festa de São João: “para uma geração com pouco contato com a cultura popular regional, foi um verdadeiro banho de’ nordestinidade’. É nosso propósito formar cidadãos que valorizem suas raízes culturais e reconheçam a riqueza das manifestações populares”.
Mas não apenas as escolas, mas muitas paróquias, obras sociais e Oratórios também organizaram seus festejos. A paróquia São João Bosco, em Recife, por exemplo, realizou duas grandes festas, uma inclusive organizada pelos próprios jovens. A iniciativa, além da diversão, arrecadou produtos de limpeza para os centros sociais da comunidade e ajudou alguns grupos jovens a começarem a juntar fundos, tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude.
Vejamos abaixo alguns relatos de festejos juninos em nossas casas, mostrando a diversidade e a alegria nestes momentos de integração e enriquecimento cultural.

RECIFE - COLÉGIO SALESIANO (Por: P. João Carlos )
Foi linda a Festa do São João em nosso Colégio, ocorrida no dia 21 de junho. O primeiro valor a destacar foi a atenção pedagógica ao tema “A arte e a música no São João do Gonzagão”. O tema foi destacado não apenas no desenvolvimento das apresentações, mas também nas informações sobre a vida e a obra de Gonzaga, na decoração, na gastronomia, peças de divulgação, camisas do evento e adereços. O tema foi também reforçado com a presença do Gonzagão, o boneco de Olinda de Sílvio Botelho, com quatro metros de altura.  A atenção pedagógica ao tema, o envolvimento e o protagonismo de alunos, pais e professores fizeram de nossa festa de São João um primoroso evento educativo.

NATAL/RN - SALESIANO SÃO JOSÉ (Por: Carla Souza)
Em clima de muito forró e alegria., foi realizado o “Arraial do Salé”, no sábado (16). Alunos e seus familiares participaram da festa, que neste ano prestou homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. O São João teve início com a apresentação da criançada do Ensino Fundamental I. Embalados pelas músicas de Gonzagão, os educandos dançaram e interpretaram, animando todo mundo. Os alunos e suas famílias aproveitaram, ainda, as brincadeiras e as comidas típicas. Um dos pontos altos da festa foi o “V Festival de Quadrilhas Juninas”, com o objetivo de divulgar a cultura popular e promover a integração dos alunos, envolvendo o Fundamental II e o Ensino médio, inclusive os alunos do pré-vestibular.  Ao final das apresentações, todos caíram no forro, na quadra do colégio, ao som da banda Forró Estribado.

PARNAMIRIM/RN: Xote, xaxado e baião no IV Arraiá do Cumpade Bosco (Por Carla Souza)
No ano do centenário de Luiz Gonzaga, o Salesiano Dom Bosco de Parnamirim prestou uma homenagem ao Rei do Baião no IV Arraiá do Cumpade Bosco, realizado na sexta-feira (16) e sábado (17).
Com o tema “Xote, xaxado e baião. O Arraiá do Cumpade Bosco é com Gonzagão”, o São João reuniu alunos e familiares em clima de muita animação e forró. No primeiro dia, a criançada do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental fez a festa, com apresentações artísticas, desfile e concurso de rei e rainha do milho, brincadeiras, barracas de comidas típicas e muito mais.
No primeiro momento do sábado (17), os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental tomaram conta do Arraiá. Em seguida, foi a vez das turmas do 6º ao 9º ano e o Ensino Médio colocarem suas roupas matutas e se apresentarem no Festival de Quadrilhas Juninas.
A grande campeã do Festival foi a quadrilha formada por alunos do 6º ao 9º ano do turno vespertino. O segundo lugar ficou com a quadrilha dos educandos do 6º e 7º ano matutino. Em terceiro lugar ficou a turma do 8º e 9º ano matutino. Para abrilhantar ainda mais a festa, os alunos do Pré-Vestibular apresentaram sua quadrilha. Ao final das apresentações, todos caíram no forró, ao som da banda Chamou Porque Quis.

MATRIZ DE CAMARAGIBE/ AL - CENTRO JUVENIL
Foi uma tarde diferente a do dia 19: com brincadeiras – pescaria, jogar argola etc., muita diversão e oportunidade para festejar o mês dos santos juninos. Foi assim que os oratorianos viveram os festejos juninos do Centro Juvenil Dom Bosco!

SALVADOR – DOM BOSCO: Arrastapé em homenagem a Luiz Gonzaga (Por Gigliola Sena)
 No último dia de aula, antes do recesso junino, dia 15 de junho, os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela) curtiram a tradicional festa de São João. A festança começou cedo, às 8h, para educação infantil e fundamental I, com muita quadrilha e brincadeiras. Em seguida, às 10h, o ensino fundamental II e o ensino médio se uniram a toda a escola para dançar forró ao som da banda “Xote in Bahia”. O destaque dessa edição ficou por conta de uma homenagem ao rei do Baião, Luiz Gonzaga, que podia ser vista da decoração colorida e nas músicas. Às 12h, os estudantes se despediram para só retornarem às aulas no dia 03 de julho.

RECIFE - BONGI - ORATÓRIO DA EDBAO (Por Carlos Alberto)
O São João das Famílias foi a primeira ação do Oratório Dom Bosco – Bongi, para conhecer e envolver as famílias dos oratorianos no trabalho educativo-pastoral, além de proporcionar a vivência do carisma salesiano a partir da cultura.
 A festa começou na Igreja São João Bosco, com a Celebração Eucarística presidida pelo padre Ildelfonso (Delegado da Pastoral Vocacional e Missionária) e concelebrada pelo padre Deyvson (Delegado da Pastoral Juvenil). No final da Celebração os padres deram a bênção especial para os familiares, oratorianos e animadores. Depois da Celebração, todos participaram do almoço festivo, no refeitório da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios. 

RECIFE- Casa Inspetorial (Por Ana Inês)
Este ano, pela primeira vez, a comemoração do São João foi um passeio fora da casa Inspetorial.  A festa realizou-se no dia 15 de junho, em Gravatá, na casa da Sra.Marta Carvalho, coordenadora da Comissão da Ação Social e do Escritório de Projetos, da Inspetoria Salesiana. Tivemos um dia de muita alegria, confraternização e amizade. Não faltaram concursos, desfile, uma animada quadrilha, piscina, música, um gostoso almoço, churrasco e tempo para uma boa conversa. Tudo isso generosamente colocado a nosso dispor ao longo de todo um dia de clima agradável, numa contínua festa de amigos preparada para em todos deixar saudade. Agradecemos a todos que participaram e pensemos no próximo São João.

CARPINA (Maria Rosineide)

A Escola Salesiana Pe. Rinaldi festeja o centenário de Luiz Gonzaga com muita alegria essa vivência foi marcada não só com as apresentações, mas também com a transformação do ambiente escolar em um “Arraiá Salesiano”, cujo tema foi: Forró do Baião.
A participação de todos educadores e demais funcionários em conjunto com os nossos educandos e pais fizeram o sucesso do evento porque o “velho luiz” é sempre lembrado me nossa escola como o “mestre que cantou a cultura nordestina em todo o país.

JABOATÃO - COLÔNIA

No último dia 22, a Escola Salesiana da Colônia realizou sua festa junina, com o título “Viva São João, 100 anos de Gonzagão”. Apresentações de danças juninas, concurso de forró e de rei e rainha do milho marcaram a festividade.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0