RECIFE - Colégio Salesiano Sagrado Coração | Alunos dos 1ºs anos participam de formação humana e religiosa

Imagem: Divulgação
Com o objetivo de valorizar o sonho na vida das crianças das turmas iniciais do Ensino Fundamental, o setor de Pastoral, composto por Alzira, Cici, Ana Cristina e Chico, colocou em ação nesta quinta-feira (5) o projeto “Sonhar”, um encontro de formação humana e religiosa para os estudantes dos 1°s Anos. Na oportunidade, uma programação especial com reflexões, desenhos, recreação e lanche coletivo movimentaram os participantes, que souberam aproveitar cada momento com entusiasmo. Refletir sobre o Sonho realizado por Dom Bosco estava entre os objetivos principais do evento.

Todos sabem que o sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Para a religião, o sonho é comparado à utopia.

Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode também ser utilizado para definir um sonho ainda não realizado. Uma fantasia, uma esperança muito forte. Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Nesse contexto, o exemplo mais próximo de nós é o Sonho de Dom Bosco. Na biografia do fundador dos Salesianos (Pia Sociedade de São Francisco de Sales), é possível elencar inúmeros sonhos, desde o primeiro, ainda na infância, quando se vê brigando com outros meninos.

Conforme a simbologia que ajuda a interpretar o sonho, Jesus Cristo se aproxima de Dom Bosco e lhe diz para educar “não com pancadas, mas com mansidão e caridade”. Cheio de sonhos, ele colocou um de seus ideais em prática ao criar o Sistema Preventivo a partir da educação infanto-juvenil e do ensino profissional. Por isso, um dos últimos momentos do evento se deu com a interpretação teatral, em que Dom Bosco conta às crianças o sonho que ele teve aos 9 anos. Depois desse ato, cada aluno recebeu um travesseiro como lembrança do encontro.

Por André Negreiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

106 anos do Salesiano Aracaju

Escolas e obras: É tempo de carnaval